Olhar Direto

Terça-feira, 27 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

DEU NO O GLOBO

Queimadas em Mato Grosso se intensificam e devem persistir por dois meses, aponta jornal

Foto: Michel Alvim/Secom-MT

Queimadas em Mato Grosso se intensificam e devem persistir por dois meses, aponta jornal
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) prevê que os focos de queimadas pelo país devem continuar a se alastrar por mais dois meses. Os dados foram revelados nesta terça-feira (27), pelo jornal O Globo.


Leia também:
Mato Grosso registra aumento de quase 300% nos focos de incêndio e lidera ranking nacional em 2024

Atuamente, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso segue no combate de 26 incêndios florestais, conforme informado na segunda-feira (26). Esses focos estão espalhados por vegetações e pelos biomas Pantanal e Cerrado.

A reportagem mostra que uma das estratégias do governo federal para enfrentar as queimadas é a contratação de aviões particulares, geralmente utilizados na pulverização de produtos agrícolas, para reforçar a estrutura de combate. O serviço, que tem uma oferta limitada no país, já custou ao governo, em média, R$ 10 milhões a cada duas semanas. A utilização desses aviões depende de estudos prévios para determinar locais de pouso e pontos de abastecimento de combustível e água.

De acordo com os bombeiros, em Cuiabá, 16 oficiais estão combatendo incêndios na MT-010, na região do Distrito da Guia, e na MT-251, a estrada que leva à Chapada dos Guimarães. Outros 16 combatem incêndios no Barranco Alto, em Santo Antônio do Leverger; na Fazenda Nova Esperança e Morro da Gamela, em Chapada dos Guimarães; na Comunidade Santana, em Nossa Senhora do Livramento; e na região da Cerquinha, em Nobres.

No Pantanal, 59 bombeiros estão distribuídos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; na Fazenda Cambarazinho e Porto do Triunfo, em Poconé; na divisa com a Bolívia; e em Porto Conceição, em Cáceres. Nessas localidades, os militares contam com dois aviões, 16 viaturas, 11 máquinas, quatro barcos e um caminhão-pipa.

Além dos bombeiros, oito funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), três membros da Defesa Civil do Estado, um integrante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), brigadistas do ICMBio e Ibama, e militares do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil também estão envolvidos nas operações.

No Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê. Já no Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, 13 bombeiros estão em campo, com apoio de um avião, enquanto em Santo Antônio do Leverger, oito bombeiros combatem um incêndio na Fazenda Cambará.

Um total de 47 oficiais estão empenhados em combater incêndios florestais na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascente do Rio Paraguai, em Diamantino; no Sítio Salvador, em Aripuanã; na Fazenda Luz do Luar, em Juína; na Fazenda Renascer, em Alto Paraguai; na Fazenda Carajás, em Paranatinga; na zona rural do distrito de Ouro Branco do Sul, em Itiquira; na região de Ponte Alta, em Campo Verde; na Fazenda Voltinha, em Alto Taquari; entre Reserva do Cabaçal e Tangará da Serra; e na Fazenda São Paulo/El Dourado, entre Alto Garças e Vila Branca.

Ao todo, 151 homens estão em campo, com o apoio de quatro aviões, um helicóptero, 54 viaturas, entre caminhões-pipa e caminhonetes, 11 máquinas e quatro barcos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet