Olhar Direto

Sexta-feira, 06 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

DEU NA FOLHA

Fogo assusta moradores e fecha pontos turísticos em Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

Fogo assusta moradores e fecha pontos turísticos em Chapada dos Guimarães
Turistas que visitaram o mirante Alto do Céu nesta semana em busca da famosa vista para o pôr do sol mato-grossense encontraram um cenário tomado por fumaça e brigadistas. Diversos pontos turísticos da Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá), incluindo a cachoeira do Véu da Noiva e a cachoeira dos Namorados, foram fechados por tempo indeterminado devido aos incêndios que assolam a região. O levantamento foi feito pelo site Folha do Estado.


Leia mais
Influencer é denunciado por extorsão e chantagem contra advogado em Cuiabá


Desde o último domingo (1º) até quarta-feira (4), o Parque Nacional da Chapada registrou 35 focos de calor, levando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a bloquear o acesso a atrativos turísticos. Incêndios começaram a se alastrar fora da unidade de conservação em 21 de agosto, mas logo alcançaram as áreas mais altas, impulsionados por dias de estiagem, calor extremo e vegetação seca.

Na madrugada desta quarta-feira, o fogo chegou à propriedade de Fernando Almeida e Thaís Toscano, que administram o mirante Alto do Céu. "Ficamos aflitos e tentamos conter o fogo sozinhos até a chegada dos bombeiros", contou Thaís.

A situação é agravante para moradores e empresários locais, como a chef Adriana Costa, que relata ter perdido o sono com as chamas que devastaram a vegetação ao redor de seu restaurante, o Atmã. A paisagem verde da Chapada deu lugar a tons terrosos e escuros, com a estrada que liga Cuiabá ao parque tomada por focos de fumaça.

De acordo com o guia turístico Alessandro Apolinário, que trabalha na região desde 2016, o aumento das queimadas é notável este ano. "Está queimando demais, mas o apoio do estado e a mobilização da população melhoraram", afirmou.

Cerca de 26 bombeiros estão combatendo os focos de incêndio com apoio de aeronaves e veículos, enquanto o ICMBio realiza ações de contenção dentro e fora do parque.

(Com informações da Folha de S. Paulo)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet