Olhar Direto

Sábado, 14 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

veja fotos e vídeos

Chapada dos Guimarães em chamas: devastação já é equivalente a 33 mil campos de futebol

Foto: Reprodução

Chapada dos Guimarães em chamas: devastação já é equivalente a 33 mil campos de futebol
Há mais de 20 dias, brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) atuam na linha de frente do combate aos incêndios florestais em Chapada dos Guimarães. Nessa sexta-feira (13), 30 brigadistas do ICMBio e Ibama/PrevFog estiveram na região para combater duas áreas de queimada na região do Mutuquinha e da Fazenda Chafariz. 


Leia também 
'Lanterninha', Kennedy garante vaga no 2º turno apesar de aparecer com baixa intenção de votos em pesquisas

A área queimada em Chapada dos Guimarães já corresponde a 36.290 hectares, sendo 3.807 no Parque Nacional até quarta-feira (11). Nessa sexta-feira (13), o Instituto Chico Mendes (ICMBio) divulgou o fechamento de todos os atrativos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães por conta dos incêndios florestais. Não há previsão de reabertura. 

Segundo a FIFA, um campo de futebol padrão tem o equivalente a 1,08 hectare. A devastação das queimadas em Chapada dos Guimarães representaria mais de 33 mil campos de futebol. 

Fotos e vídeos do ICMBio mostram a devastação provocada pelas chamas. Por conta do risco, o instituto decretou o fechamento da unidade, que já tem 3.807 hectares queimados pelo fogo. 

De acordo com informações do ICMBio, o Parque Nacional abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamífero, além disso o protege 10 tipos diferentes de vegetação do Cerrado e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas. 

Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha, ​Circuito das Cachoeiras, Casa de Pedra, Morro de São Jerônimo, Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro estão entre os atrativos que foram fechados para visitação. 

O ICMBio informou que já iniciou os processo de investigação da causa dos incêndios. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet