Olhar Direto

Quarta-feira, 03 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Mutirão

Ação de combate à dengue inicia no Pedra 90 e beneficia Cuiabá

O mutirão de limpeza urbana de combate ao mosquito da dengue começou na manhã desta quinta-feira (29) no bairro Pedra 90. O Estado disponibilizou R$ 1, 2 milhão com a cessão de quatro patrulhas para Cuiabá e três para Várzea Grande, além caminhões basculantes e uma pá carregadeira. A ação vai atender os dois municípios num período de 60 dias.



O bairro Pedra 90 foi escolhido para ser o primeiro por ser um dos bairros com o maior índice de infestação do mosquito da dengue na capital, 11%, quando 3,9% já são considerados quadro de surto. Durante a solenidade de início dos trabalhos, agentes de saúde ambiental compareceram em grande número, já a população se mostrou pouco interessada.

Antônio Marcos Nascimentos Ramos, presidente da Primeira Etapa, que compreende as ruas 1 a 40 do Pedra 90, contou que este ano a dengue já fez vítimas fatais no bairro que tem cerca de 75 mil habitantes, entre elas a menina Camila, de nove anos, que faleceu em 17 de maio, acometida de dengue hemorrágica. Ele disse que há outra criança do bairro internada num hospital de Várzea Grande com suspeita de dengue hemorrágica.

Como a dengue não tem dono, e o mosquito também não escolhe a quem picar, Camila, a menina que veio a óbito, morava numa casa onde tudo “era limpeza geral”, afirmou a agente de saúde da família Maria de Lourdes da Silva. Ela e Antônio estão muito preocupados com a situação do bairro e a resistência de algumas famílias em colocar o lixo para fora. “Se o povo não participar, a dengue vai continuar”, concluiu Baiano.

O secretário adjunto de Estado de Saúde, Vitor Rodrigues, advertiu que a “dengue pode ter saído da mídia por um período, mas ela não diminuiu em nenhum momento”. Ele lembrou que os índices ainda vão aumentar, uma vez que ainda há mais dois meses para somar as estatísticas de 2009, e dois meses chuvosos, época mais propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegipty.

Moacir Tertuliano, coordenador do mutirão em Cuiabá, disse que os mutirões ocorrerão através das regionais Sul, Leste, Oeste e Norte, da periferia para o centro, a medida do governo do Estado considerou que os locais com maior concentração de bolsões de lixo fossem atacados primeiro. Segundo Tertuliano, atualmente Cuiabá possui 60 bolsões.

Ações de combate à dengue são de competência municipal, mas preocupado com os números da doença no estado, quase 40 mil casos de dengue em Mato Grosso, cerca de 1.100 casos graves, quase 40 óbitos, sendo oito deles em Cuiabá, no período de janeiro a outubro deste ano, o governador idealizou o mutirão que foi encabeçado pelas secretarias de Estado de Infraestrutura, Saúde, Comunicação Social e Casa Civil.
 
Serão parceiros da iniciativa as administrações municipais, que coordenarão os trabalhos, e a União de Moradores de Bairros da Capital (Ucamb).

As informações são da assessoria de imprensa da Sinfra.
 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet