Olhar Direto

Domingo, 01 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

Assaltos aterrorizam moradores do interior de MT

A ausência de policiais e o aumento da violência têm aterrorizado os moradores do município de Jangada, distante 80 quilômetros de Cuiabá. A quantidade de assaltos que vem sendo registrado na região provoca medo e insegurança nas centenas de famílias que estão espalhadas pelas 35 comunidades.


Assaltos a fazendas, roubos de gado, de produtos químicos, seqüestros e conflitos agrários são exemplos de crimes praticados pelos grupos, que assolam aqueles que vivem na região.

Uma das vítimas, que preferiu não ser identificada, disse ao site Olhar Direto que na cidade, apesar de haver uma delegacia, não há delegado nem escrivão. Afirma ainda que a região é desprovida de aparato policial para coibir a ação de criminosos.

Ela relatou que na madrugada do dia dois de fevereiro, um grupo de assaltantes invadiu a sua fazenda e levou vários maquinários como motosserras, lixadeiras, aparelhos de som e outros equipamentos. “Estamos abandonados e sem nenhuma segurança. Os assaltos estão sendo constantes e precisamos que a polícia faça alguma coisa, principalmente enviar um delegado para apurar as ocorrências”, enfatizou o proprietário de uma fazenda.

Criminalidade

Além disso, até as igrejas e escolas já viraram alvo dos bandidos. Na comunidade do Vaquejador, todos os computadores de uma escola municipal foram levados pelos assaltantes nos últimos dias. Eles haviam sido entregues no final deste ano para serem utilizados durante o ano letivo de 2009.

Já a capela que existe na região chegou a ser arrombada e os assaltantes levaram algumas peças de valores. De acordo com informações de vítimas da intensa criminalidade, que se instala gradualmente na cidade, outro grave problema se refere ao roubo de motos.

No entanto, deficiências são refletidas diariamente e não foram raras às vezes que sindicatos denunciaram a precariedade dos serviços devido a insuficiência de pessoal. 

Fiscalização

A Polícia Militar dispõem de um aparato de 6,3 mil homens para todo o Estado e a Polícia Civil tem um efetivo de 2,6 mil policiais, divididos em 158 delegacias. O delegado Wagner Bassi Júnior, responsável pela região de Jangada, Nobres e Rosário Oeste, confirmou ao site Olhar Direto que muitos roubos foram registrados na cidade, principalmente nos meses de novembro e dezembro do último ano. 

Já em janeiro deste ano, o delegado informou que muitas prisões foram feitas pela polícia de pessoas envolvidas nos assaltos. Com uma população estimada em 7.134 mil habitantes, Bassi ressalta que é necessário ter um delegado específico para atender a região, ao contrário do que alega a própria diretoria da Polícia Civil. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet