Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Católicos abrem Campanha da Fraternidade e discutem segurança pública

Para a Igreja Católica, esta Quarta-feira de Cinzas (25) marca o início da reflexão e dos debates sobre a segurança pública no país. Hoje será lançada, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2009 com o tema Fraternidade e Segurança Pública.


 Segundo o arcebispo metropolitano de Cuiabá, dom Milton Santos, " a igreja quer debater e contribuir com a sociedade para que os índices de violência sejam reduzidos e os cidadãos tenham mais segurança ".A proposta é estimular o debate sobre as causas da violência, contribuir para a promoção da cultura da paz na sociedade e a construção da justiça social. 
"Se não houver justiça social, a segurança do cidadão também não existe", acresenta dom Milton.

O lema da campanha, que estará estampado nos cartazes, será "A Paz é Fruto da Justiça".  Dom Milton explicou que a frase dos cartazes é inspirada no livro do profeta Isaias. 

Tema que costuma causar polêmica, a maioridade penal está entre os assuntos a serem discutidos. Serão também abordados os diversos aspectos da violência como o racismo, a violência no trânsito, contra os povos indígenas, no meio familiar, a praticada por policiais e contra os policiais.

As discussões não deixarão de fora o lado político. Um dos objetivos específicos da campanha é denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos de prisão especial, de foro privilegiado e de imunidade parlamentar para crimes comuns "Nenhum governo sabe tudo. É preciso que todos participem das discussões e encontrem soluções para a questão da segurança, o arcebispo. 

Sobre os debates a respeito do tema, o arcebispo de Cuiabá diz que a campanha não se restringe apenas aos católicos, mas também aos seguidores de outras religiões, ou seitas. "A Campanha da Fraternidade não é só para os católicos. Ela é  essencialmente ecumêmica e precisa ser levada e discutida a todos e por todos os segmentos da sociedade".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet