Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Cidades

UFMT e Prefeitura discutem oferta de ensino superior em Chapada

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deverá receber na próxima semana a documentação da referente à doação de uma área para a construção de um campus em Chapada dos Guimarães. A informação é do prefeito Flávio Daltro, que esteve em reunião na tarde de hoje (13) com a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder. Segundo ele, na quinta-feira passada a Prefeitura foi chamada, pelo Ministério Público, a receber uma área de 350 há solicitada pelo Município. Desse total, 198 ha serão doados à UFMT. ´´Mas é preciso que ela manifeste que aceita a doação``, explica o Prefeito.


A reitora Maria Lúcia disse que aguarda o documento para encaminhá-lo ao Conselho Diretor, a quem cabe fazer a manifestação. Adiantou a ´´disposição de lutarmos juntos para dar concretude aos nossos sonhos``. Reforçou a importância de uma ação que atende a um anseio da sociedade e conta o apoio da Câmara Municipal e do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec). De acordo com o presidente da Câmara, Thomas Jefferson Xavier Moreira, ´´esta é a abertura de oportunidade para que a população de Chapada tenha a Universidade, com todo o nosso apoio``. Também participaram da reunião os vereadores Nilo Ivo e Cabo Adão, integrantes da Mesa Diretora, o vice-prefeito Elias Santos e o professor João Carlos de Souza Maia, representante da Secitec. Desse grupo sairá a comissão que irá elaborar o projeto de criação do campus.

Entretanto, a reitora Maria Lúcia explicou que a instalação de um campus não depende somente da UFMT, mas também da aprovação do Ministério da Educação. Reiterou os esforços que envidará para que a UFMT esteja presente em Chapada dos Guimarães, apontando de antemão, outras possibilidades, como a de inclusão do município no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Esse assunto será tratado na próxima semana na Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC). Por meio da UAB a UFMT pretende abrir mil vagas para formação de professores, das quais, de 250 a 300 para Chapada. Os cursos a serem oferecidos serão Licenciatura em Ciências Naturais, com habilitação em Química, Física e Matemática, e Pedagogia para educação infantil. São áreas em que há carência de professores e que têm incentivo do Governo Federal, justificou a reitora.

Outras duas ações, estas uma decisão da própria Universidade, é a criação de uma turma especial de Turismo, com o apoio logístico da Prefeitura, e de uma base de pesquisa envolvendo Agronomia e Engenharia Florestal. A proposta é reunir as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Geografia, História e Geologia para formatarem e integrarem o curso de Turismo. ´´Vamos incentivar não só o ensino, mas a pesquisa e extensão``, concluiu Maria Lúcia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet