Olhar Direto

Domingo, 29 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

segurança

Idosos ganham patrulhamento exclusivo em Rondonópolis

Foto: Matusalém Teixeira

Idosos ganham patrulhamento exclusivo em Rondonópolis
O município de Rondonópolis conta, desde ontem (24), com um patrulhamento exclusivo para atendimento a ocorrências que envolvam crimes contra idosos. É o Patrulhamento de Assistência ao Idoso (PAI), que conta com uma viatura caracterizada para a finalidade e dez policiais militares capacitados, que assim como a Patrulha de Assistência Familiar (PAF), irão se revezar para estar 24 horas por dia à disposição da população.


O projeto, elaborado pelo comando do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis, foi criado a partir do aumento de ocorrências contra idosos, como maus-tratos e violência (de ordem psicológica, patrimonial, sexual e moral).

Os dez policias que irão trabalhar no patrulhamento passaram ontem por uma capacitação com a promotora de Justiça Ivonete Bernardes, com o objetivo de conhecer as regras contidas no Estatuto do Idoso.

A PAI conta com a parceria de vários segmentos da esfera pública, como Ministério Público, Conselho do Idoso, Câmara Municipal, Assistência Social e Polícia Judiciária Civil, entre outros.

Lindomar Lemes dos Santos, presidente do Conselho Municipal do Idoso, avalia a implantação da patrulha como um grande avanço para a proteção assegurada por lei e que dia após dia vem se mostrando ameaçada no município, no Estado e no País.

Segundo o tenente-coronel Pery Taborelli, comandante do 5º Batalhão da PM, o projeto pautou-se por inteiro no artigo 9° do Estatuto do Idoso que reza que “é obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permeiam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade” (Lei Federal 10.741/03).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet