Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Oficina de lapidação leva valor agregado a pedras de Poxoréu

A história da mineração de Mato Grosso ganha nova vertente com a inauguração da Oficina de Lapidação de Pedras Preciosas de Poxoréu (251 Km ao Sul de Cuiabá), na próxima quinta-feira (10.12), às 15 horas, na cidade, em uma iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia do governo estadual (Sicme), a Prefeitura de Poxoréu, o Ministério da Integração Nacional e o Sebrae-MT.


A partir de agora, o rejeito e cascalho do garimpo de diamante do século XX nos rios Poxoréu, Areia, Bororo e na base da Serra da Mesa passam a ter valor agregado e mostrarão a nova cidade e sua gente nos aspectos econômicos, social, ambiental e estético.

Da matéria-prima bruta que se acumulou ao longo do tempo na exploração de diamante, serão aproveitadas pedras como ágata, jaspe, ônix e quartzo. Com o conhecimento repassado com capacitação desde de agosto por consultores do Sebrae-MT, 22 lapidários, sendo dois portadores de necessidades especiais, produzirão adornos e peças como brincos, anéis, colares e uma infinidade de criações a partir das pedras.

Com a capacitação, os novos lapidários receberam treinamento técnico, comportamental e empreendedor para o segmento. O conhecimento foi suficiente para sensibilizar os lapidários para se organizar uma cooperativa, por exemplo.

No mercado, a médio e longo prazo, o aproveitamento da matéria-prima lapidada resultará em materiais e produtos para serem aproveitados em um dos viés do setor, com a tendência de menos metal e mais material alternativo, utilizado em bijuteria.

O mercado externo já observa o projeto com possibilidade de expansão de valor agregado, como a Câmara Setorial a Itália. Em nível nacional, há designers que poderão utilizar a pedra para outros produtos.

“É a oportunidade de agregação de valor à riqueza da região, com distribuição de renda e opção para as pessoas que estão em municípios mais pobres terem reconhecimento”, observa sobre o impacto da lapidação das pedras o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MT, secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf. “Muitas vezes a pedra sai de lá por um prato de comida e agora, lapidada, vai propiciar outra realidade social para a região”, avalia.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

A Oficina de Lapidação de Pedras Preciosas de Poxoréu se insere ainda dentro do movimento de capacitação profissionalizante da região desencadeado pelo governo do Estado de Mato Grosso. Há dois meses, o governador Blairo Maggi estadualizou a Escola Agropecuária Cidade dos Meninos para Escola Técnica Estadual de Poxoréu. Entre 1996 e 2008 foram formados 226 técnicos na escola.

Entre 2002 e 2010, as unidades de educação profissional e Tecnológica em Mato Grosso terá a ampliação de quatro para 17. No município, a estadualização vai provocar a ampliação de 71 vagas de cursos técnicos para 551.

Em 2008, as vagas para os cursos somaram 8,5 mil vagas com seis escolas. Neste ano, elas finalizam em 17,5 mil vagas. Já no ano que vem, com as 17 escolas, haverá 50 mil vagas. Em 2009 e 2010, haverá estadualização de unidades em Várzea Grande e Lucas do Rio Verde.

Atualmente Mato Grosso dispõe de seis centros de educação profissionalizante em Alta Floresta, Sinop, Diamantino, Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças. E com a autorização do Ministério da Educação, até 2010 vai implantar oito novos centros de ensino técnico em Juara, Matupá, Sorriso, Cuiabá, Cáceres, Campo Verde, Primavera e Água Boa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet