Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Chupa Cabra

Seis são presos por desviar cerca de 1.500 litros de combustível

Seis pessoas foram presas na operação “Chupa Cabra”, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil, regionais de Rondonópolis, Alto Araguaia e Diamantino, nesta quinta-feira (17), suspeitas de desviar cerca de 1.500 litros de combustível. Os alvos são donos de estabelecimentos às margens das BRs 100, 163 e 364, começando pela região de Alto Araguaia e Alto Taquari, até o Posto Gil, no município de Diamantino.


As investigações iniciaram há cerca de cinco meses com levantamentos da Regional de Rondonópolis junto com a Gerência de Inteligência Policial (GIP) e a operação realizada com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com uso de fotos e filmagens, as investigações identificaram 10 locais que praticavam o crime, nos municípios de Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Pedra Preta, Jaciara, Juscimeira, Jangada, Rosário Oeste, Nobres e Diamantino.

Em Alto Garças foram presos Marco Antonio Ramos, 38, e Edson Gomes de Carvalho, o “Batatinha”, ambos donos de restaurantes e de borracharias na-BR 163. O primeiro é reincidente na venda de combustíveis sem autorização. Com ele, a polícia apreendeu uma motocicleta Biz roubada. Com o segundo, foram apreendidos 500 litros de óleo diesel, 40 de óleo lubrificante, uma bomba de tirar óleo de caminhões e uma espingarda.

Em Alto Araguaia, Lauro de Castro Silveira, 41, foi autuado no Km 5 da BR-364 e apreendidos 200 litros. Ele também usava sua borracharia para venda de combustíveis. Lá foram encontrados óleo diesel, bombas e um "chupa cabra", instrumento usado para retirar combustíveis de tanques de caminhões.

No município de Pedra Preta, o comerciante José Antônio Bandeira França, 45, foi preso na Vila Garça Branca e apreendidos 400 litros.Segundo informações da assessoria, em Juscimeira a polícia prendeu João Mariano de Oliveira, 50, o ‘Cabelo’. Em seu comércio de produtos agropecuários, foram encontrados 80 litros de combustível, vários galões vazios, cartuchos de armas calibre 22 e cartuchos deflagrados calibres 357 e 38.

Em Jangada mais de 530 litros foram apreendidos em duas borracharias, nas BRs 163 e 364, uma de propriedade de Delson Bispo Gusmão, 46. Na outra o funcionário Cláudio Benedito da Silva, 24, foi preso por estar comercializando óleo diesel. Na região do Vale do Araguaia foram encontradas duas espingardas, dois revólveres e uma carabina, além de vários CDs piratas e uma grande quantidade de cigarros contrabandeados.

Os presos vão responder por crimes a contra ordem tributária (4 a 5 anos de detenção), receptação, posse ilegal de arma de fogo e munições e crime ambiental.

Esquema

O esquema funcionava da seguinte maneira: o caminhoneiro recebia o combustível da empresa para realizar a viagem, quando chegava a um desses pontos descobertos durante as investigações, ele, juntamente com o proprietário do local, retirava parte do combustível do caminhão, vendia para o dono do ponto clandestino e seguia viagem. Quando o combustível acabava, o caminhoneiro ligava na empresa para avisar.

O diretor de interior da PJC, delegado Jales Batista da Silva, afirmou que as investigações tiveram início devido ao elevado número de locais clandestinos de revenda de combustível. “Esses pontos estão localizados às margens das rodovias (BRs 364 e 163) ou em estabelecimentos de fachada”, disse ele.

O delegado declarou ainda que a operação continua e através das prisões realizadas será possível localizar os caminhoneiros envolvidos no esquema. Eles responderão por furto qualificado ou desvio de combustível.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet