Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Solenidade marca encerramento das atividades sociais

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Várzea Grande encerrou, nesta quarta-feira (16/12), mais um ano de muito trabalho e resultados positivos. Em um auditório repleto de pais, alunos, autoridades e parceiros, a coordenação da instituição expôs todas as ações realizadas ao longo de 2009. O Creas tem por missão prestar atendimento a vítimas de violência (e seus familiares) e promover a qualificação de jovens que cumprem medidas sócio-educativas. Psicólogas, assistentes sociais, professoras e funcionários administrativos são responsáveis pelos atendimentos àqueles que necessitam, bem como seus familiares.


“Hoje é um dia muito especial para todos nós. O que estamos expondo aqui é o resultado de um trabalho levado a sério por todos, inclusive, pelos nossos parceiros. Estamos aqui para doar nosso amor. Queremos que os nossos jovens tenham uma família aqui”, explica a coordenadora do Creas-VG, Eva Nelson de Freitas. Ela conta que os adolescentes atendidos são encaminhados pelo Conselho Tutelar, Delegacia da Mulher, Ministério Público e Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

Presente ao evento, o juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande, Jones Gattas Dias, destacou a importância da participação da família no processo de reintegração e superação de traumas. A representante da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp-MT), Lenice da Silva dos Santos, destacou, ainda, o comprometimento da equipe do Conselho. “De nada adianta termos uma boa estrutura física se não tivermos funcionários comprometidos com as causas sociais. E isso, nós vemos aqui no Creas”.

O secretário municipal de Promoção e Assistência Social, Wilton Coelho, lembrou dos grandes investimentos feitos pela atual gestão no setor social. “Antes de o Murilo Domingos assumir a prefeitura em 2005, há quatro projetos de cunho social em toda a Várzea Grande. Hoje, são 32”.

Além das visitas domiciliares e reuniões mensais com as famílias, o Creas-VG desenvolveu diversas ações sociais. Além da horta comunitária e curso de panificação, a instituição realizou oficinas de reciclagem (em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e marcenaria. Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, aderiu ao projeto “Bombeiro do Futuro”.

Outra importante parceria destacada pela coordenadora, Eva, é a firmada com o Instituto Presbiteriano de Assistência Social (Ipas). “Com este convênio, nossos adolescentes participaram de diversos cursos profissionalizantes como o de operador de caixa e repositor de mercadorias”. Segundo ela, muitos já estão empregados em grandes redes supermercadistas da Grande Cuiabá.

Estiveram presentes à solenidade de encerramento das atividades do Creas-VG as seguintes autoridades: João Bulhões (em representação ao prefeito em exercício, Sebastião Gonçalves), Jones Gattas Dias (Vara da Infância e Juventude – VG), Lenice da Silva dos Santos (Sejusp-MT), Lucineide Lago (secretária municipal de Meio Ambiente), Wilton Coelho (secretário municipal de Promoção e Assistência Social), Terezinha Arruda (coordenadora dos estagiários do Univag), Selma Andrade Morais (diretora administrativa do Instituto de Desenvolvimento de Programas – IDEP), Benedito Conrado (Conselho Tutelar) e Rosângela Siqueira (coordenadora das medidas sócio-educativas do Fórum-VG).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet