Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Entidades e Prefeitura de Cuiabá fazem mutirão de limpeza no Coxipó do Ouro

Membros do Conselho Gestor da Saúde e da Associação Amigos do Coxipó do Ouro realizaram um mutirão de limpeza nas principais ruas da comunidade, o que inclui a área no entorno da ponte sobre rio.


A ação contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Infra-Estrutura da Prefeitura de Cuiabá que cederam caminhões para o transporte dos resíduos até o aterro sanitário. A proposta do conselho e da associação teve por objetivo eliminar eventuais criadouros do mosquito da Dengue e conscientizar os moradores quanto aos riscos à saúde oferecidos pelo acúmulo de lixo em local impróprio.

João Alves, fundador da Associação Amigos do Coxipó do Ouro, explica que não só a comunidade precisa estar atenta no combate à Dengue como os visitantes. “Este local é um ponto turístico e recebe muitas pessoas principalmente nos finais de semana”, frisa ele, lamentando que alguns ainda não demonstrem nenhuma preocupação com a possibilidade de favorecer a proliferação do mosquito da Dengue (Aedes Aegypti) ao jogar garrafas, latas, sacolas ou quaisquer outros objetos onde a água possa ficar acumulada.

“Ainda bem que nossa comunidade sempre participa das mobilizações”, comemora João Alves, que tem o apoio do pai “Quincas”, um dos mais conhecidos comerciantes da região. Às pessoas que participaram do mutirão, ao final da ação, saborearam uma autêntica feijoada cuiabana com “osso de corredor”.

A Associação Amigos do Rio Coxipó do Ouro foi fundada em 2008 e desde o início vem colocando em prática ações voltadas a preservação ambiental. Antes mesmo da oficialização da ong, os integrantes já tomaram algumas iniciativas para dar início ao trabalho de conscientização ambiental de moradores e visitantes. Uma delas foi a demarcação de seis trilhas para acesso ao rio pelas laterais da ponte principal.

“Demarcarmos os locais que já vinham sendo utilizados pelos banhistas. Agora as pessoas têm que passar pela trilha para chegar à margem do rio, o quê evita a destruição da mata ciliar”, conta, citando ainda a instalação de seis tambores de lixo ao longo da trilha. Em setembro do ano passado, a associação promoveu uma canoagem ecológica.

Os canoeiros dormiram numa chácara às margens do Rio dos Peixes e deram a largada as cinco horas da manhã do dia seguinte. No percurso, eles recolheram lixo e conscientizaram os moradores quanto a importância da preservação ambiental.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet