Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Projeto Peixe Santo cresce e garante peixe barato na Semana Santa

Em 1991 a Prefeitura de Cuiabá criou o Projeto Peixe Santo, com o objetivo de levar à população cuiabana, no período da Semana Santa, mais especificamente na Sexta-feira Santa, a carne de peixe a preços mais acessíveis. O projeto foi desenvolvido em decorrência da tradição religiosa da população católica, que se abstém de carne vermelha durante a Semana Santa, o que provocava a elevação do preço do pescado no período.


A Prefeitura de Cuiabá designou uma equipe de profissionais para iniciar um trabalho junto às colônias de pescadores. O público alvo foi ampliado nos últimos anos com a inclusão dos piscicultores da baixada cuiabana, que puderam colocar seus produtos à venda diretamente ao consumidor, em locais de grande fluxo populacional, proporcionando melhores condições de comercialização do peixe a preços mais acessíveis e de acordo com as condições dos produtores.

O projeto se concretizou com o passar dos anos, registrando uma comercialização cada vez maior. Um exemplo disso são os registros referentes a 2004, primeiro ano da administração Wilson Santos, quando foram comercializadas 170 toneladas de peixe, chegando no ano de 2009 a 450 toneladas; enquanto isso, os postos, que eram cerca de 50 em 2009, passaram para 115 no ano passado, espalhados por toda a cidade.

Em 2010 a Prefeitura de Cuiabá prevê um aumento de 30% nas vendas, já que foram incorporados ao processo os pequenos produtores do Pedra 90 – Cinturão Verde, onde 32 produtores, que foram beneficiados na primeira etapa do projeto de piscicultura denominado Peixe Nosso, implantado pelo município em 2008, já dispõem de produção em condição de ser comercializada.

O Peixe Nosso iniciou 2008 com estudos topográficos para ampliação do projeto, numa parceria em que o município arcou com todas as despesas de legalização e de construção dos viveiros (tanques). No primeiro ano foram feitos 34 tanques com dimensão de 50 X 15 X 3m. Os outros estão em fase de construção ou à espera de licenciamento ambiental, mas a previsão é atingir ainda este ano a marca dos 100 tanques, finalizando o projeto naquela região.

Conforme o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elismar Bezerra, “a Prefeitura de Cuiabá tem um gasto com cada piscicultor de cerca de R$ 4 mil, pois além da despesa de abertura dos tanques, doa um mil alevinos, além de ração e ainda providencia acompanhamento técnico feito por profissionais capacitados na área, para que o pequeno produtor inicie o seu negócio de maneira correta”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet