Olhar Direto

Terça-feira, 18 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Peritos começam a avaliar caixa de voz de avião que caiu no AM

Peritos começam, nesta segunda-feira (9), a analisar a caixa de voz da cabine do avião que caiu no Amazonas, no último sábado (7). Eles devem usar um programa de computador para decodificar o som. O trabalho começa em Manaus, mas deve continuar em Brasília.


A aeronave, de pequeno porte, levava 28 pessoas. No acidente, 24 morreram e quatro sobreviveram.

Os investigadores da Aeronáutica já coletaram amostras do combustível para saber se havia adulteração. O procedimento faz parte da rotina das investigações de acidentes aéreos.

Um documento divulgado pela empresa dona do avião mostra contradições. O manifesto de carga do avião é preenchido pelo piloto ou copiloto e informa que 26 pessoas estavam a bordo, duas a menos do que o avião realmente transportava e oito pessoas a mais do que o número de poltronas.



No manifesto de carga, os campos destinados ao cálculo total do peso estão completamente vazios. "Há possibilidade de excesso de peso, mas tudo tem de ser investigado. Tem de somar combustível, bagagem e passageiros", diz o major Washington Jorge, do centro de investigações da Aeronáutica, o Cenipa.



A empresa confirma que o manifesto de carga foi emitido, mas alega que ele foi preenchido por uma secretária, para informar apenas os nomes das pessoas que estavam a bordo. A Manaus Aerotáxi diz que não tem cópia do documento original, que estava na aeronave.


Investigação

Além do excesso de carga, outra hipótese levada em consideração pelos peritos é a adulteração de combustível. De acordo com eles, a alteração é uma das causas mais comuns de parada do motor.

Uma sobrevivente disse que viu quando a hélice esquerda do avião parou. "A hélice do avião parou uns 15 minutos antes de chegar a Manaus e daí só perdeu altitude e a gente sentiu só a hora do impacto na água", disse Ana Lúcia Lauria.

Velório coletivo

O avião havia sido fretado por uma família que seguia para um aniversário, em Manaus. Os corpos da maior parte das vítimas foram encaminhados a Coari (AM). O velório coletivo reuniu milhares de pessoas. Os corpos devem ser enterrados nesta tarde. 


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet