Olhar Direto

Segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

desenvolvimento

Ferronorte é debatida na Associação de Rondonópolis

Empresários de diversos setores estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (29) com o deputado federal Wellington Fagundes (PR) na Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (Acir) para atualizar as informações sobre o andamento das obras da Ferrovia Vicente Vuolo, a Ferronorte e também das rodovias de Mato Grosso, com a duplicação da BR-364, de Rondonópolis ao Posto Gil, em Diamantino.


Após audiência com o ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o parlamentar solicitou que fosse estipulado um prazo para que a empresa concluísse as obras da ferrovia até Rondonópolis e do terminal da cidade. A expectativa do deputado é que isso aconteça até 2012.

A conclusão da Ferronorte faz parte de outro projeto ainda maior que é a integração dos modais de transportes ferroviário, aéreo e rodoviário em Rondonópolis. Como o município está contemplado com a duplicação da BR-364 até Cuiabá, o aeroporto Maestro Marinho Franco teria nova estrutura, inclusive para o transporte de cargas e ainda serviria como terminal de suporte para Cuiabá.

De acordo com o deputado, as obras da ferrovia já avançaram cerca de 13 quilômetros, sentido Alto Araguaia-Itiquira, com a terraplenagem. Além disso, informou que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) concedeu a licença de instalação (LI) e a autorização de supressão vegetal (ASV) de um trecho de 165 quilômetros da ferrovia. A Ferronorte faz parte das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O presidente da Acir, José Orsi, reuniu os associados com o deputado Wellington para tirar dúvidas e ficar “a par” do processo de implantação deste novo tipo de transporte para a região. O parlamentar respondeu questões sobre a duplicação da BR-364, a pavimentação da BR-158 e ainda a possibilidade da construção do porto seco na região.

Ainda sobre a ferrovia, o deputado federal acredita que com a criação de normativas por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a ALL, responsável pela obra, passe a ter mais compromisso com a obra e realize os serviços com rapidez e cumpra os prazos estabelecidos. Com informações da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet