Olhar Direto

Quarta-feira, 03 de julho de 2024

Notícias | Cultura

Por Shakespeare, Daniel Dantas mata em cena com Renata Sorrah

Durante a coletiva de imprensa de Macbeth, na tarde dessa sexta (18), o ator Daniel Dantas disse que se espanta de nunca ter matado ninguém antes. Para ele, que interpreta o personagem título na peça que estreia em 25 de junho em São Paulo, o autor é mestre em saber dosar o lado humano e monstro das pessoas.


"Uma coisa que Shakespeare recupera com sua genialidade é que os personagens nunca são coerentes, assim como acontece com as pessoas", disse o ator.

Quando Macbeth recebe a profecia de que se tornará rei, ele e sua mulher, vivida nos palcos por Renata Sorrah, cometem assassinatos para chegar ao poder e mantê-lo. Para Daniel, isso faz parte de todos nós.

Aderbal Freire-Filho, diretor do espetáculo, acredita que Shakespeare nos dá a oportunidade de ver o lado monstro do ser humano. Renata complementa que "com Macbeth, as pessoas tem uma ideia pré-concebida (da monstruosidade de Lady Macbeth), então eu fui buscar o lado humano dela".

Apesar de a personagem sempre ser vista como desumana, Renata Sorrah a enxergou como uma pessoa comum. "Ela pede ajuda aos espíritos para não ter remorso, para ter forças para conseguir matar". De acordo com a atriz, isso faz a personagem humana.

Ao contrário do que muitos pensam, Renata não usou papéis antigos para ajudar a montar a ambiciosa e cruel personagem. "Não busquei em outras personagens, cada personagem é única", falou ela, que complementa dizendo que "todos nós temos nossas tragédias".

A montagem era um sonho antigo de Dantas, que tomou forma apenas no segundo semestre de 2009, quando começaram a ensaiar no Rio de Janeiro. Além de Renata e Aderbal, Daniel também chamou para o espetáculo gente próxima dele, como sua irmã, a atriz Andrea Dantas, e o filho João, que traduziu o texto do original, junto com o diretor.

Com uma equipe de 20 pessoas, entre atores, produção e técnicos, a peça fica apenas quatro semanas em São Paulo, no Teatro do Sesc Pinheiros. Aderbal Freire, que também dirigiu Hamlet, com Wagner Moura, lamenta. "Artisticamente é importante o sucesso, porque é aí que cresce".

Daniel diz que, no Rio de Janeiro, "o espetáculo que terminou a temporada é muito diferente, e melhor, do que o que estreou". Mas a vida nos palcos não é fácil. Aderbal diz que "o preço do teatro é muito caro para quem assiste, mas é muito pouco para quem faz".

Serviço:
Macbeth
Texto: William Shakespeare
Direção: Aderbal Freire-Filho
Elenco: Renata Sorrah, Daniel Dantas
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet