Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Cultura

Tradição

Silval Barbosa participa da 5ª Festa de Nossa Senhora do Pantanal

Foto: Meneghini/Secom-MT

Silval Barbosa participa da 5ª Festa de Nossa Senhora do Pantanal
O governador Silval Barbosa e a primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Borbosa, participaram na manhã deste domingo (20.06), no município de Jangada, da 5ª Festa de Nossa Senhora do Pantanal. A festa começou com o tradicional chá com bolo, seguido de apresentações culturais, como o cururu e siriri, dançado por grupos da região.


O ponto alto da festa foi a celebração da missa campal, celebrada pelo arcebispo de Cuiabá, Dom Milton e auxiliares das paróquias de Nossa Senhora de Aparecida. O governador e a primeira dama, durante a missa participaram do orfetório, quando, junto com a comunidade, levaram os alimentos para serem colocados, como oferenda, na mesa da santa ceia. "É um ato de fé e emoção, quando se comemora essa manifestação religiosa que integra toda a comunidade da região", disse o governador.

A missa campal em honra a Nossa Senhora da Conceição Imaculada do Pantanal, cujo nome é um paralelismo ao de Nossa Sra. Aparecida, que também é Conceição Imaculada, só que de Aparecida, é para celebrar todo o bioma pantaneiro, segundo o arcebispo, Dom Milton. Ele conta que, quando ainda estava em Corumbá, sua terra natal, desenvolveu um projeto voltado para manter as crianças longe das drogas - e teve a procura de uma 'protetora'. Com a divisão do Estado de Mato Grosso ele pensou em um padrodeiro e pensou em batizar Nossa Senhora do Pantanal, como aconteceu mais tarde, por meio de um decreto episcopal.

A Festa de Nossa Senhora do Pantanal acontece na Fazenta Pantanal, de propriedade da família Aylon David Neves e sua esposa Márcia Antônia de Campos Neves, desde quando foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, a qual tem uma capela na fazenda e passou ser em honra de N. Sra. do Pantanal por sugestão de Dom Milton.

PRESENTE - A festa encerrou com almoço, no qual foi servido um tradicional churrasco pantaneiro. O governador e a primeira-dama almoçaram acompanhandos do arcebispo. Antes do almoço, o governador Silval Barbosa (palmeirense) entregou de presente ao arcebispo Dom Milton (corinthiano) um conjunto de copos com o símbolo do timão. Foi um momento de camaradagem entre os dois. Silval dizia que estava entregando o presente mas não sabia o que era pois não fora ele que comprara. Em seguida o arcebispo contou o simbologia da âncora - na qual estão Deus, o filho Jesus e o Espírito Santo.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet