Olhar Direto

Quinta-feira, 27 de junho de 2024

Notícias | Cultura

Cultura

Museu de Pré-História comemora 3 anos de existência com exposição

O Museu de Pré-História, localizado nas acomodações da Casa Dom Aquino, está em clima de comemoração. Nesta segunda-feira (7), a instituição completa três anos de funcionamento. Para celebrar o aniversário, o museu abre as portas para a exposição “Pinturas e Misturas” da artista plástica Lu Vanzeler.


A exposição, que vai até o dia 18 de dezembro, pretende incentivar novos talentos das artes visuais, bem como mostrar ao público uma arte que agrega pinturas sobre telas, reciclagem e montagem artesanal, mostrando uma forma simples e agradável de preservar o meio ambiente. O lançamento da exposição acontece às 18h, no próprio museu.

Mais de 7.000 visitantes, entre estudantes e público geral, já passaram pelo museu, que conta com uma exposição permanente de peças arqueológicas e paleontológicas do estado. O objetivo desta é transmitir conhecimentos arqueológicos e paleontológicos aos cidadãos de todas as classes sociais e de diferentes áreas do conhecimento incentivando a preservação dos sítios arqueológicos e paleontológicos, bem como do meio ambiente.

O museu está aberto para visitação de segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 14h às  17h30. Para quem quiser visitar o museu, ele está localizado na Avenida Beira Rio, em frente ao estacionamento da Unic. Telefones para contato: 3613-9290 / 3634-4858.

Sobre o Museu:

A Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso construído em 1842 e foi local de nascimento de duas pessoas ilustres de Mato Grosso: Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa.

Foi criado em dezembro de 2006 através de uma parceria entre o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com o intuito de incentivar a educação, a cultura, a pesquisa e a inclusão social.

Sobre o acervo do museu, a exposição paleontológica inclui os fósseis do Estado de Mato Grosso organizados de forma cronológica. Já a arqueológica está dividida em pré-histórica e histórica, tendo na primeira artefatos produzidos pelo homem pré-histórico, como machadinhas, pontas de lança e cerâmicas; e na segunda artefatos dos séculos XVIII e XIX como fragmentos de cerâmicas neobrasileiras e de faianças finas, vidros, instrumentos de ferro e moedas.
 
Com informações da assessoria da SEC.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet