Olhar Direto

Sábado, 06 de julho de 2024

Notícias | Cultura

Portas abertas

Aquário Municipal volta a funcionar mas ainda faltam atrativos no local

Foto: Sabrina Gahyva/ OD

Aquário Municipal volta a funcionar mas ainda faltam atrativos no local
Após período fechado para reforma, foi reinaugurado esta semana o Aquário Municipal de Cuiabá. O local está novamente de portas abertas e volta a ser uma opção de lazer gratuito para a comunidade. Porém, apesar dos vidros e corredores recuperados, ainda faltam atrativos no local.


A reforma física é visível com paredes pintadas e corredores bem iluminados. Mas, em vários “aquários”, ao invés de peixes, se vê pedras e no lugar de água, ar. Informação sobre a fauna aquática mato-grossense também são escassas. A fachada imponente do local pode decepcionar turistas ávidos pela riqueza de conteúdo e imagens típica de museus e galerias em todo o mundo.

Mesmo assim, vale visitar o local e ver de perto cardumes de pacus, peraputangas, piabas e pequeninas tartarugas. Por meio do Aquário é possível alimentar o imaginário da variedade de formas e cores da natureza regional.

Outro ponto favorável é a localização do Aquário: Porto, a beira do Cuiabá. O local pode ser visto como uma extensão do principal rio da capital, e também uma oportunidade de re-conhecer a história da cidade, já que transitar em um dos bairros mais antigos da cidade possibilita (para quem tem sentidos atentos) reviver o passado.

O Aquário Municipal foi fundado em 1999 e integra um complexo que inclui o Museu do Rio e a reurbanização da avenida Beira Rio. Desde o século 18, o Rio Cuiabá abriga em suas margens populações de origens indígena, luso-brasileira e negra, criando um modo de ser bastante peculiar, surgindo, ao longo destes últimos 286 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet