Olhar Direto

Segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Notícias | Cultura

Mulheres em ação por uma sociedade igualitária

Em noite de reflexão sobre as lutas e conquistas das mulheres, a OSCIP Instituto Creatio conseguiu reunir mulheres e homens para o debate.


A OSCIP Instituto Creatio realizou na noite desta terça-feira (9), o evento “Dia Internacional da Mulher – Mulheres em ação por uma sociedade igualitária”.

O evento aconteceu no Espaço Caminito – Bistrô Cultural e contou com a presença de pessoas ligadas a trabalhos que envolvem a lutas das mulheres pela construção de uma sociedade com igualdade.

A abertura ficou por conta de Amauri Lobo, que fez as honras da casa e apresentou o Espaço Caminito para os convidados.

Lara Rocha, coordenadora do Projeto Agrovila das Palmeiras e organizadora do evento, seguiu fazendo a apresentação, dizendo a importância de reunir pessoas para discutir esta temática e chamando os presentes para refletir sobre o assunto. Lara também explicou a importância das mulheres na educação dos filhos, já que são também grandes responsáveis pela sociedade machista existente. Para ilustrar sua fala e fortalecer as reflexões do evento, foi exibido o filme “Vida de Maria” de Márcio Ramos, que mostra um pouco como as pessoas ficam “amarradas” em alguns modos de vida.

Na apresentação do Grupo Literomusical “Na boca do povo”, do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, regido por Ana Elizabeth Werneck, foram apresentadas as musicas Suíte dos pescadores, de Dorival Caymme; e Água de beber, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Além dessas músicas também teve um bis, que ficou por conta da música Freedom, canção norte americana de domínio popular que fala sobre a liberdade dos negros, mas também pode ilustrar bem a vontade de liberdade das mulheres.

Na primeira palestra, a promotora de Justiça, Lindinalva Corrêa, mostrou em sua palestra “A importância de uma legislação específica de combate à violência contra a mulher”, a realidade do estado em relação aos casos de violência contra a mulher.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Keka Werneck, falou em sua palestra “Mulher e Mídia - A exploração da imagem”, sobre a super exposição da mulher na mídia, onde as mulheres são tratadas com objeto, segundo esteriótipos determinados.

A profª Ms. Vera Bertolini, coordenadora dos Núcleos de estudos da violência e cidadania e do núcleo de estudos sobre a mulher e a questão de gênero, ministrou a palestra “A trajetória das mulheres na construção da cidadania coletiva”, explicando a história das lutas das mulheres para a construção de uma sociedade mais igualitária, digna e que respeite os direitos humanos dos cidadãos e cidadãs do Brasil.

Durante o evento foram feitas exposições sobre a mulher, como as ilustrações de Nara Silver, “Mulheres”, retratando as nuances dos traços femininos através de modelos reais e imaginários; as fotos de Dafne Spolti, “Cotidiano Feminino”, mostrando a realidade de diferentes mulheres, em seus diferentes cotidianos; as telas da artista plástica Neli Guimarães Silva, “Mulheres Indígenas”, pinturas de mulheres indígenas; e as roupas Afro de Eurides dos Santos, “Miscigenação em cores”.

Logo após começou o sarau comandado por Amauri Lobo e com presença de alguns poetas como Antonio Sodré, Antonio Carlos Lima, Luiz Renato e Johnny Marcus.

O evento contou com a presença de Luciano Mesquita, presidente do Instituto Creatio e de Ronilton Souza Carlos, diretor de Projetos do Instituto Creatio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet