Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Cultura

Festival Cururu Siriri de Cuiabá passa a integrar calendário da Abrafin

O Festival Cururu Siriri de Cuiabá passa a integrar o calendário anual da Associação Brasileira de Festivais Independentes - Abrafin . O número passa de 32 para 38. Seis novos festivais ingressaram aos quadros da Abrafin na última reunião realizada, ocasião em que também foi eleita sua nova gestão, que perdurará pelos próximos dois anos.O rapper mato-grossense Linha Dura, do Festival Consciência Hip Hop, também faz parte do novo conselho gestor, e atuará como conselheiro fiscal ao lado de André Pomba, do festival Mix Music (SP), Luis Mathias do Demo Sul (PR), e Rodrigo Lariú, do Evidente (RJ).


No balanço de festivais por região, o Centro-Oeste continua liderando a lista com mais número de produções associadas. Ao todo são 12, seguida pelas regiões Nordeste, com 11, Sudeste, com sete, e Norte e Sul, com quatro cada.

No topo dos estados com maior número de filiados, somando cinco cada, estão Goiás e Mato-Grosso, seguidos por Minas Gerais e Pernambuco, com quatro na segunda posição. No terceiro lugar consta o Ceará, com três; em quarto, com dois cada, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Além destes, a Paraíba, Acre, Rondônia, Bahia e São Paulo também constam na relação com um cada.

O Festival Cururu Siriri de Cuiabá alcança, em 2009, sua oitava edição, e reuniu no ano passado 100 mil pessoas em quatro dias de evento. Maior evento de cultura popular de Mato Grosso, o Festival Cururu Siriri é uma iniciativa da Federação das Associações dos Grupos de Cururu e Siriri e Prefeitura de Cuiabá, além de outras organizações envolvidas no apoio.

Paralelo às apresentações, são realizados Festival Gastronômico, com pratos regionais, Feira de Artesanato, sob a coordenação do Sebrae e Seminário das Culturas Populares.

Segundo o tesoureiro da Federação das Associações dos Grupos de Cururu e Siriri de Mato Grosso, Anderson Rogério, integrar o calendário é uma importante conquista para o segmento. “Realizamos um Festival com muita responsabilidade, beleza que cresce a cada ano. O festival gera renda, movimenta a economia, divulga nossa cultura e integra um calendário que possui alcance nacional e internacional. É o reconhecimento do sucesso de todo um trabalho em equipe”, destacou Anderson.

Além do Festival Cururu Siriri, passam a integrar o calendário o Festival Release Alternativo (Goiânia-GO), Macondo Circus (Santa Maria - RS), 53 HC (Belo Horizonte -MG), Festival Mundo (João Pessoa - PB) e ForCaos (Fortaleza - CE).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet