Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Economia

Bolsas da Ásia têm fechamentos mistos; HK perde 2,1%

Após as fortes altas verificadas na segunda e terça-feira, os mercados asiáticos sofreram um ajuste nesta quarta-feira. Parte deles seguiu a queda em Wall Street e também sofreu com a realização de lucros. Outras bolsas fecharam em alta, mas não tão expressiva como nos pregões anteriores.


A realização de lucros no peso pesado HSBC e os fracos balanços anunciados por Citic Pacific e Wharf derrubaram a Bolsa de Hong Kong. Com redução no volume de negociações, o Hang Seng caiu 288,23 pontos, ou 2,1%, e encerrou aos 13.622,11 pontos, após rali de 8,4% nos dois pregões anteriores.


Após sete sessões seguidas de ganhos, as Bolsas da China sucumbiram à realização de lucros. Com modesto volume de negociações, o Xangai Composto perdeu 2% e encerrou aos 2.291,55 pontos, após faturar 9,8% nos últimos sete pregões. Já o Shenzhen Composto recuou 2,2% e terminou aos 757,07 pontos.


A alta na taxa de paridade central dólar-yuan levou a moeda chinesa a se desvalorizar sobre a unidade norte-americana. No mercado de balcão, às 4h30 (de Brasília), a cotação de compra e venda do dólar era de 6,8309 yuans, acima do fechamento de terça-feira, que foi de 6,8296 yuans.


A Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentou o melhor resultado em mais de cinco meses e meio. Com forte volume de negociações, o índice Taiwan Weighted subiu 2% e terminou aos 5.346,38 pontos, no encalço de alguns mercados regionais.


A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou no nível mais alto em mais de cinco meses, puxada pelas ações de companhias de transporte marítimo e de estaleiros. O índice Kospi se recuperou da realização de lucros no começo da sessão e fechou com alta de 0,6%, aos 1.229,02 pontos, o maior nível desde 15 de outubro.


Na Bolsa de Sydney, na Austrália, a alta das ações dos principais bancos respondeu pela maior parte do avanço do S&P/ASX 200. O índice teve elevação de 0,8% e fechou aos 3.609,3 pontos.


O índice PSE, da Bolsa de Manila, nas Filipinas, encerrou com alta de 1,1%, aos 1.939,54 pontos.


A alta na Bolsa de Cingapura nos últimos cinco dias levou os investidores a realizarem lucros, causando a baixa do índice Strait Times, que recuou 0,9% e fechou aos 1.691,68 pontos.


Na Indonésia, o índice composto da Bolsa de Jacarta recuou 1,1% e fechou aos 1.419,97 pontos com a desvalorização da moeda e a baixa nos demais mercados asiáticos servindo de motivo para realizações de lucros após altas de 5,2% nas últimas duas sessões.


Na Tailândia, às 7h15 (de Brasília), o índice SET da Bolsa de Bangcoc caía 0,28% aos 436,92 pontos.


O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,1% e fechou aos 878,81; apesar das realizações de lucros, compras para melhoria do portfólio por fundos locais nas últimas horas de negociações ajudaram a reverter as perdas do começo da sessão. As informações são da Dow Jones
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet