Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Economia

OMC critica protecionismo em meio à crise econômica

A OMC (Organização Mundial do Comércio) pediu hoje no México uma rápida conclusão das negociações da Rodada Doha para a liberalização do comércio, para que os países possam superar a crise econômica.


"A conclusão de Rodada Doha seria importante para aumentar os efeitos positivos das políticas de estímulo à atividade econômica", disse o subdiretor-geral do organismo, o indiano Harsha Vardhana Singh, no fórum "Crise econômica global: riscos e oportunidades para o setor agroalimentar".

No encontro realizado na capital mexicana, o economista lembrou que há um panorama "sombrio" sobre 2009 e é necessário que "os mercados sigam abertos e longe das medidas protecionistas".

A OMC também reconheceu que, atualmente, há uma 'crescente pressão para adotar políticas protecionistas em alguns países'.

Singh pediu medidas que aumentem a liquidez para as finanças comerciais internacionais, 'onde há uma escassez de pelo menos US$ 100 bilhões'.

"Os governos precisam se esforçar para eliminar as divergências no comércio e concluir a Rodada de Doha, atualmente estagnada, que permitiria eliminar as distorções e subsídios que há nas relações comerciais entre países", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet