Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Economia

Banco Central Europeu pode reduzir juros ainda mais

O economista Axel Weber, diretor Banco Central Europeu (BCE), afirmou que a instituição está preparada para reduzir mais as taxas de juros para combater a pior recessão europeia desde a Segunda Guerra Mundial.


"As taxas estão em 1,5% na zona do euro e com tendência para cair", afirmou Weber, em uma conferência em Bruxelas, citado pela agência Bloomberg.

"Temos margem de manobra", garantiu o representante do BCE, acrescentando que a instituição "está usando essa margem".

No início de março, o BCE desceu a taxa de referência em 0,5 ponto percentual, para 1,5%. Desde outubro, essa taxa já baixou em 2,75 pontos percentuais.

Com a aproximação das taxas de zero, é discutida qual a margem de manobra que o BCE tem ainda disponível para ajudar o sistema financeiro e estimular a economia.

Em outras economias, como a norte-americana e a britânica, os bancos centrais já anunciaram a compra de obrigações do Tesouro para injetarem mais dinheiro na economia, pois suas taxas estão praticamente em zero.

O BCE ainda não avançou para essa solução, mas a sua taxa de referência se encontra mais elevada do que a dos EUA e do Reino Unido.

"Demos um estímulo monetário tão grande, num curto período de tempo, como os bancos centrais dos EUA e do Reino Unido", acrescentou Weber. A próxima reunião do BCE está agendada para 2 de abril.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet