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Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Economia

DESCENTRALIZAÇÃO

Secretaria instala 42 Centros de Atendimento Empresarial no interior

Com a inauguração dos Centros de Atendimento Empresarial (CAE) em Nortelândia, Sorriso, Marcelândia e Paranaíta, realizados nesta semana, a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) comemora a superação da meta prevista no início da implantação do projeto e a instalação de 42 unidades em todo o Estado. “Tínhamos previsto a instalação de 40. Superamos a meta e ainda há solicitação de vários municípios que deverão ser atendidos em 2011”, disse o secretário de Estado, da Sicme, Pedro Nadaf.


A inauguração dos quatro últimos Centros de Atendimento reuniu cerca de 600 pessoas. O objetivo é levar informação ao empresário do interior de Mato Grosso. “É descentralizar os serviços da Sicme”, ressalta Nadaf. Nos Caes já instalados, a maior procura é por cursos de qualificação. Uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) garante a qualificação tanto dos empresários, quanto da mão-de-obra.

Em Matupá, onde o Cae funciona há cerca de um ano e meio, são atendidos em média 60 empresários por mês. De acordo com a responsável, Marli Scartezini, os empreendedores individuais procuram a unidade para pedir ajuda na hora de preencher os formulários. “Informações sobre linhas de financiamentos oferecidas pelo Estado também têm muita demanda”.

Para Carina Graciele de Souza, responsável pelo Cae de Colniza, inaugurado há um ano, os empreendedores individuais são os que mais procuram o Centro de Atendimento. “Eles têm muitas dúvidas na hora de preencher os formulários. Outra demanda que tem crescido bastante são os empresários que querem deixar de ser micro para serem empreendedores individuais”.

Pontes e Lacerda é outro município que recebeu um Cae. Há um ano em atividade, a unidade já atendeu a demanda de informações de 21 empresas. Dos 227 empreendedores individuais que procuraram o Cae, 197 buscaram informações para se formalizar. "A ideia do secretário Nadaf foi muito boa. Mas cada unidade precisa fazer adaptações no atendimento para suprir a necessidade dos empresários da região”, ressalta José Roberto Portero. Com informações da Assessoria
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