Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Economia

Obrigatoriedade do sistema antifurto pode deixar carros mais caros

A Uma medida para evitar o roubo de carros ainda nem começou a valer e já está provocando polêmica. O motivo da discórdia é um sistema que localiza um carro desaparecido - mas que não vai sair de graça para o motorista.


No Brasil são roubados 380 mil carros por ano. Um por minuto. E menos da metade é encontrada: 180 mil. Outros 200 mil desaparecem. Uma situação pela qual muitos brasileiros já passaram: ter o carro roubado.

“Eu só lembrava das dez prestações que faltava no momento”, lembra o empresário José Eli Santana. Alguns dias depois, a caminhonete de José apareceu. “Eu lembrei que tinha o rastreador. Liguei para o 0800 e pedi para que bloqueassem o carro."

Funcionou, mas não é barato. Um bloqueador e um sistema de rastreamento custam, em média, R$ 600 apenas para serem instalados. E a partir de agosto, vai ser obrigatório. Todos os carros novos terão um sistema antifurto. Um bloqueador que vai sair de fábrica funcionando que trava a ignição e dificulta ao máximo a possibilidade de o ladrão ligar o carro e roubá-lo.

O carro terá também um sistema de rastreamento que mostra, via satélite, onde o veículo está. O rastreador será instalado no carro e o dono é quem decide se irá acioná-lo. Para isso, uma empresa terá que ser contratada.

Segundo o Denatran, isso foi feito exatamente pra assegurar o direito à privacidade. “A pessoa não será identificada, localizada, se não quiser”, explica Alfredo Peres da Silva, diretor do Denatran.

O Ministério Público Federal, em São Paulo, quer derrubar a lei . “O governo tá transferindo uma obrigação de segurança pública para o particular”, contesta o procurador Márcio da Silva Araújo. “Basta investir mais no combate a esse tipo de criminalidade pelas formas tradicionais de segurança pública.”


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet