Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Economia

Peugeot demite 250 funcionários e reintegra 450 em Porto Real (RJ)

A montadora francesa Peugeot Citroën (PSA) confirmou a demissão de 250 pessoas na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, que estavam de licença remunerada desde janeiro. Segundo a empresa, o corte visa adequar-se ao novo cenário de queda nas vendas.


Segundo nota divulgada pela montadora, "conforme negociações sindicais realizadas durante o mês de março", foi feira uma reestruturação nos turnos de produção da unidade, que passa a trabalhar em regime de dois turnos reforçados. Os dispensados terão três meses do plano de saúde e tíquete alimentação pelo mesmo período.

Por outro lado, alegando os benefícios de redução de impostos concedidos pelo governo federal, a Peugeot também comunicou a reintegração de "450 colaboradores, a maior parte dos funcionários do terceiro turno, que estavam em licença remunerada desde janeiro".

Com dois turnos, a fábrica de Porto Real terá um efetivo de aproximadamente 3.000 funcionários, número 30% superior aos 2.300 colaboradores que trabalhavam na unidade industrial em 2007, antes da adoção do terceiro turno.

A empresa destaca em comunicado que, apesar da melhora, as operações no país, principalmente as exportações, "foram fortemente atingidas e a reestruturação da produção se tornou imprescindível". Nos dois primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2008, as exportações de motores caíram 78% e as de veículos, 30%.

Em dezembro, a Peugeot havia concedido férias coletivas para os funcionários de sua fábrica de Porto Real. No início de janeiro deste ano, o terceiro turno foi colocado em licença remunerada por três meses. E, entre 26 de janeiro e 24 de fevereiro, a empresa adotou um novo período de férias coletivas para toda a fábrica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet