Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Economia

Desemprego deve recuar para 7,5% neste ano, afirma ministro do Trabalho

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou que "o pior momento da crise econômica já passou" e que o Brasil deve assistir à queda do desemprego até o fim deste ano. Para o ministro, o desemprego será reduzido a 7,5%, após atingir 8,5% em fevereiro.


Lupi, que participou de uma reunião de ministros dos países do G8 (grupo dos sete mais industrializados e a Rússia) junto de seus colegas do México e do Egito, afirmou que os programas sociais brasileiros devem responder por grande parte da redução do desemprego.

"Nós temos programas fortes na área social, inclusive a Alemanha está interessada. Não apenas porque a previsão social beneficia 27 milhões de brasileiros como também pelo seguro desemprego, que cobre seis milhões de pessoas e pelas medidas de apoio salarial', declarou Lupi em entrevista à France Presse.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em fevereiro o desemprego saltou pelo segundo mês consecutivo, subindo de 8,2% em janeiro para a taxa atual nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil --Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Em dezembro passado, a taxa de desemprego médio era de 6,8%.

O aumento do contingente de desempregados já era esperado. Normalmente, a taxa de fevereiro reflete a continuidade de dispensa dos trabalhadores temporários contratados no final de cada ano --processo iniciado em janeiro.

Durante o encontro, o ministro defendeu a injeção de dinheiro público na economia.
"Propus que todos os governos do mundo injetem dinheiro público nas empresas privadas e que peçam em troca garantias sociais, entre elas o emprego. A crise não foi criada pelos trabalhadores e sim pelo sistema financeiro, que se achava intocável e perfeito."

"Nada mais justo que exigir a garantia de emprego. É uma opinião democrática, que acho que foi bem recebida", acrescentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet