Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Economia

Empresa americana quer oferecer banda larga rural, diz ministro

O ministro Paulo Bernardo disse, na manhã desta terça-feira (7), ter se encontrado com uma empresa americana interessada em oferecer internet banda larga para áreas rurais e litorâneas no Brasil. A reunião com a empresa de origem americana Access Industries ocorreu na última quinta (2), no Ministério das Comunicações. De acordo com o ministro, a intenção da empresa é aproveitar a banda de 450 MHz para levar o sinal da internet banda larga para áreas afastadas.


Segundo Paulo Bernardo, a tecnologia, que usa estações de rádio e o sinal CDMA, já está em uso na Suécia. "Minha primeira pergunta foi sobre o tamanho da Suécia. Porque não adianta tentar trazer soluções aplicadas em países pequenos para o Brasil. Como lá são 1 mil km², já da para começar a conversar", afirmou.

O ministro disse ter encaminhado a empresa para conversas com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e estuda o envio de algum funcionário para verificar o funcionamento. "Eles deixaram claro que não tem interesse em área urbana, querem levar a banda larga para a área rural", disse.

O interesse pela faixa de 450 MHz pode mudar os planos iniciais do ministério, de fazer o leilão da frequência casada com a faixa de 2,5 GHz, que tem maior interesse do mercado. "Agora precisamos rever essa ideia", declarou Paulo Bernardo. Segundo o ministro, cada estação de rádio usando a tecnologia é capaz, dependendo da geografia, de alcançar 90 km de distância no interior do país e 200 km no litoral.

A Access Industries comprou, em fevereiro de 2009, a operadora móvel Ice.Net, que tem uma taxa de cobertura de 90% na Suécia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet