Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Economia

Comerciantes brasileiros estão pessimistas com vendas da Páscoa

A maior parte dos varejistas brasileiros acredita que as vendas desta Páscoa serão menores em volume e em faturamento na comparação com o ano passado. A explicação para essa expectativa, a pior desde 2005, está na percepção de cautela dos consumidores, que devem optar por comprar produtos mais baratos, a fim de evitar novos endividamentos em tempos de maior incerteza.


Segundo o levantamento feito pela Serasa Experian junto a 1.015 executivos, 36% dos entrevistados projetam faturamento menor do que o de 2008. Outros 36% estimam manutenção e 28% esperam faturar mais nesta Páscoa - em média 14,9% mais do que na festividade do ano passado.

A pesquisa, realizada entre os dias 9 e 16 de março em todo o país, mostra ainda que no caso das vendas físicas, 39% dos empresários esperam volume menor de vendas no evento deste ano. É o maior patamar para respostas negativas já registrado pela Serasa considerando todos os eventos festivos desde 2005.

Do total de entrevistados, 94% atribuem a previsão de vendas menores à conjuntura econômica. O pessimismo é maior entre os pequenos e médios empresários, grupos em que 38% e 29%, respectivamente, esperam queda do faturamento. A previsão de vendas maiores é observada em 25% dos entrevistados de lojas de pequeno porte e em 38% dos médios empresários. Entre os grandes lojistas, 45% esperam faturar mais e 20% apostam em queda das vendas.

Para 71% dos entrevistados, o ponto alto das vendas deste ano serão mesmo ovos de páscoa ou outros produtos de chocolate. Apenas 8% acreditam que haverá demanda por brinquedos.

Nas compras deste ano, a expectativa dos comerciantes brasileiros é de que metade das vendas seja paga à vista e a outra metade a prazo. No Páscoa do ano passado, 53% das vendas foram pagas a prazo. Nas compras à vista desta Páscoa, 43% serão pagas em dinheiro e 21% em cartão de crédito. Nas compras a prazo, o cartão de crédito deverá ser o meio de pagamento em 37% dos casos, sendo que o cheque pré-datado deverá ser usado em 32% dessas compras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet