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Domingo, 16 de junho de 2024

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queda no preço

Com queda no preço do minuto, brasileiros falam mais ao celular‏

Não é a toa que os brasileiros estão falando mais ao celular. Com o acirramento da concorrência entre as operadoras de telefonia móvel, quem ganhou foi o consumidor, que viu o preço médio do minuto, com impostos, cair de R$ 0,39 no fim...

Não é a toa que os brasileiros estão falando mais ao celular. Com o acirramento da concorrência entre as operadoras de telefonia móvel, quem ganhou foi o consumidor, que viu o preço médio do minuto, com impostos, cair de R$ 0,39 no fim do primeiro trimestre de 2009 para R$ 0,22 em março de 2011, segundo levantamento da consultoria Teleco. Com a queda no valor da chamada, o tempo médio mensal de uso do celular (conhecido como MOU - na sigla em inglês) subiu de 77 minutos para 110 minutos, no mesmo período. A TIM, com a criação do Infinity-Pré em 2009, iniciou esse modelo tarifário (por chamada) e revolucionou o mercado. Hoje, os usuários da TIM falam cerca de 126 minutos por mês, mais do que a média nacional. Com isso, os clientes da operadora falam mais, gastando muito menos.




“A TIM quebrou um paradigma no mercado quando criou o plano Infinity, com o custo da chamada a apenas R$ 0,25 para qualquer TIM do Brasil. Vimos que o brasileiro falava pouco ao celular em função do alto custo. Hoje a realidade é outra. Esse crescimento de 42% [no tempo em que o brasileiro passa ao telefone] é fruto de uma iniciativa nossa e que vem influenciando no hábito do consumidor”, aponta o diretor consumer da TIM Centro-Oeste, Eduardo Rossi.



Além de quebrar a barreira do tempo em que o brasileiro passava ao telefone, a operadora também quebrou a barreira do espaço. Com o benefício de fazer chamadas DDD por apenas R$0,25, através do código 41, a TIM registrou aumento no tráfego de ligações de longa distância nacional. A operadora segue na liderança, com 48,25% de market share, o que representam mais de 2 bilhões de minutos de ligações DDD, como mostram os dados da Anatel de março.



Desde junho de 2009, a TIM subiu mais de 43 pontos percentuais no ranking, quando contabilizava cerca de 125 milhões de minutos utilizados no mês. A arrancada da operadora da sexta à primeira posição na lista aconteceu logo quando os clientes do plano Infinity começaram a desfrutar do benefício de pagar por chamada nas ligações de longa distância para números TIM utilizando o código 41.



Sobre a TIM

No Brasil desde 1998, a TIM foi a primeira operadora móvel a estar presente em todos os estados do País. Com foco em antecipar demandas do consumidor, com inovação e qualidade, a empresa viu sua base de clientes saltar de 36 para mais de 52 milhões de clientes no período de março de 2009 a março de 2011, o que representa um crescimento de mais de 40% e market share de 25,1%. Este desempenho é fruto do reposicionamento estratégico da marca TIM, que, cada vez mais centrada no usuário, vem lançando produtos e serviços inovadores, como os planos Infinity e Liberty, e investindo na qualidade de rede.



Em maio de 2011, o Conselho Administrativo da TIM Participações aprovou a migração da empresa para o Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Com a mudança, a companhia passará a ser a única operadora de telecomunicações pertencente ao segmento, que conta com empresas que se comprometem de forma voluntária a aderirem a práticas de governança corporativa adicionais às exigidas pela legislação.



Vale destacar também a aquisição de 100% da Intelig, concluída em dezembro de 2009 e que agregou à TIM uma infraestrutura própria com uma extensa rede de transporte (backbone de 14,5 mil quilômetros) e redes metropolitanas em 15 capitais. Entre outros benefícios, esta infraestrutura vem permitindo à TIM acelerar a expansão da sua rede 3G, reduzir custos operacionais como aluguel de circuitos e abordar novos mercados de voz e dados, tanto residencial quanto corporativo. Outro marco importante para a companhia foi o anuncio, em fevereiro de 2011, do primeiro contrato de MVNO do país em parceria com a Porto Seguro, iniciativa pioneira no mercado brasileiro.



A TIM também investe em seu compromisso com a sociedade: incluída pelo terceiro ano consecutivo na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no recém criado Índice de Carbono Eficiente (ICO2), ambos da BM&FBOVESPA, a empresa comercializa aparelhos de baixo impacto ambiental, trabalha na redução da produção de cartões físicos de recarga, usando o TIM PDV, integra o Pacto Global da ONU e o Empresas pelo Clima, dentre outras iniciativas.
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