Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Economia

Empresário baiano vende acarajés congelados para todo Brasil

O acarajé é uma massa de feijão fradinho e frita no azeite de dendê, quitute típico baiano. O acarajé é recheado de vatapá, camarão e molho vinagrete. Mais de quatro mil baianas vendem o produto nas ruas de Salvador e algumas das barracas são bastante concorridas.


A fama do acarajé das baianas extrapola as fronteiras do estado e muita gente quer comer o produto e tem dificuldade de levar para fora. Pensando nessa demanda, Ubiratan Sales, empresário baiano resolveu vender os quitutes congelados, e hoje em dia, o produto já é vendido em 11 estados brasileiros.

O empresário foi gerente comercial de uma empresa de alimentos durante oito anos e como viajava muito ele recebia muitas encomendas de amigos pedindo o acarajé, mas era difícil armazená-lo para transportar.

“A partir daí eu tomei a decisão de desenvolver um produto que pudesse chegar em qualquer hora e em qualquer lugar”, diz o empresário. Ele levou oito meses para testar e desenvolver o acarajé congelado. Um investimento de R$ 80 mil em equipamentos de cozinha, matéria prima e embalagem. Ubiratan buscou um produto que mesmo congelado tivesse o sabor e a crocância de um acarajé fresco. O segredo está na temperatura do processo de produção.

“A baixa temperatura é para interromper o processo de fermentação do feijão na massa. Isso dá qualidade ao produto final como a crocância, sabor e cheiro”, diz.

Para fazer o acarajé o feijão moído é temperado e vira uma massa. Com duas colheres é feito um bolinho e em seguida leva à fritura. Depois, o acarajé é congelado em formas e ensacado. O produto acompanha um saco com camarão, vatapá e pimenta. A origem do produto é estampada na embalagem, como uma marca reconhecida em todo país.

Para comer, é só por no forno por dez minutos e acrescentar o recheio. A empresa produz 35 mil bolinhos por mês e vende para restaurantes, bares, hotéis e consumidor final. O acarajé é enviado por avião dentro de uma caixa de isopor.

Todos os dias, novos contatos são estabelecidos. A empresa cresce 50% ao ano e o empresário já faz contato com grandes redes varejistas e está ampliando a fábrica para aumentar a produção. As expectativas do empresário são altas, vender 300 mil acarajés congelados por mês em dois anos. Para isso, ele conta com um marketing consagrado. Para o empresário, o acarajé é uma marca mundialmente famosa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet