Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Economia

Bolsas de Nova York caem com petrolíferas e GM

Os principais índices do mercado de ações norte-americano abriram a semana em queda, em meio à preocupação dos investidores com relação aos resultados das empresas do setor de energia e a receios de que a montadora General Motors (GM) possa ser forçada a pedir concordata.


Às 13h01 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 1,22%, para 7.984 pontos, o Nasdaq recuava 1,04%, para 1.635 pontos, e o S&P 500 tinha queda de 0,85%, para 849 pontos. A redução na classificação da Boeing de "neutro" para "abaixo da média" por analistas da Cowen & Co. também pesava sobre o mercado, principalmente sobre as ações do setor industrial. A fabricante de aviões recuava 7,36%.


No setor de energia, as ações da Chevron perdiam 2,96%. Na quinta-feira passada, a companhia anunciou, após o final do pregão, que os lucros no primeiro trimestre de 2009 devem ser "substancialmente menores" do que no quarto trimestre de 2008. A ExxonMobil caía 2,08%.


Os papéis da GM tinham queda de 16,18% após o jornal New York Times publicar que a montadora foi instruída pelo governo dos EUA a preparar um pedido de concordata até 1º de junho. A criação do plano, seguindo ordem do Departamento do Tesouro, serviria como escora caso a companhia não consiga chegar a acordos com detentores de bônus e com o sindicato dos trabalhadores da indústria automotiva (United Auto Workers - UAW).


Nesta semana, os participantes do mercado receberão os aguardados resultados trimestrais de grandes instituições financeiras, como o Goldman Sachs, o JPMorgan e o Citigroup. Os investidores estarão especialmente atentos às previsões dos bancos sobre qual será a condição da economia ao longo deste ano.


Os bancos foram fortemente atingidos pelo desaquecimento da economia e pela crise de aperto na oferta de crédito, mas ajudaram a consolidar um rali no mercado de ações nas últimas cinco semanas, em meio a notícias mais promissoras para o setor. Na quinta-feira passada, o anúncio do banco Wells Fargo de que deve registrar um lucro líquido maior do que a expectativa do mercado durante o primeiro trimestre impulsionou o mercado.


As ações do Goldman subiam 2,40%, as do Citigroup avançavam 11,59%, as do JPMorgan caíam 0,06% e as do Bank of America tinham alta de 5,86%. As informações são da Dow Jones.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet