Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Economia

poupança

Pequeno investidor será protegido

O ministro Guido Mantega (Fazenda) garantiu novamente que os pequenos investidores da caderneta de poupança não sofrerão prejuízos com as mudanças nas regras do investimento. O governo planeja, ainda sem maneira definida, reduzir o ganho da aplicação.


"Mais de 90% das cadernetas tem menos de R$ 20 mil. Esses serão absolutamente resguardados e protegidos", disse Mantega durante a divulgação da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para fogões, geladeiras e máquinas de lavar roupa.

Com a queda da taxa básica de juros, a Selic, os juros da poupança acabam sendo mais atrativos do que outros investimentos. A preocupação do governo é que os grandes investidores tirem dinheiro da renda fixa, por exemplo, e passem para a poupança, reduzindo o volume de financiamento no país.

A Selic está em 11,25% ao ano, a menor taxa desde 2003. Uma das vantagens da poupança é que não há cobrança nem IR (Imposto de Renda) nem taxa de administração, como ocorre nos fundos. A taxa de administração tem um custo que oscila normalmente entre 1% e 4% ao ano. E como a queda dos juros diminui o rendimentos dos fundos, fica mais vantajoso investir na poupança.

"Certamente não vamos prejudicar os poupadores da poupança. Ela é uma instituição nacional da maior importância, protege o aplicador. Mas vamos fazer uma adaptação às novas condições de mercado", disse o ministro. "Temos que ter um equilíbrio entre as aplicações. Vamos proteger os aplicadores de menor renda, mas também não podemos permitir que haja um fluxo de grandes investidores saindo de outros ativos para a caderneta de poupança."

Segundo o ministro, ainda não há data definida para a divulgação das novas regras da aplicação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet