Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Economia

cinto apertado

Obama anuncia rigoroso programa fiscal para recuperar EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje a preparação de um estrito programa de austeridade fiscal como via para a recuperação econômica do país." Neste esforço, já não haverá vacas sagradas nem projetos prescindíveis", disse Obama em alusão a planos colocados por legisladores para favorecer interesses de suas circunscrições.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje a preparação de um estrito programa de austeridade fiscal como via para a recuperação econômica do país.


]" Neste esforço, já não haverá vacas sagradas nem projetos prescindíveis", disse Obama em alusão a planos colocados por legisladores para favorecer interesses de suas circunscrições. Através dos EUA, as famílias tiveram que tomar decisões difíceis, e é hora que do governo fazer o mesmo", completou o presidente em seu discurso por rádio de sábado.


Com esse objetivo, Obama anunciou uma série de designações de altos funcionários que se encarregarão de aplicar economias em todos os níveis do governo.

Obama disse acreditar que com a liderança desses novos funcionários será possível "romper" os "maus hábitos, pôr fim à má-administração que contaminou o governo e começar a viver dentro das possibilidades" do país.

Segundo ele, essa será a forma de o governo conseguir controlar o déficit e avançar da recuperação à prosperidade.

Ao começar a discursar, o presidente americano lembrou que há pouco mais de oito anos os EUA projetavam um superávit orçamentário de trilhões de dólares e o país parecia se encaminhar para a estabilidade fiscal.

No entanto, agora, após sua posse em janeiro passado, percebeu que o déficit fiscal somente para este ano iria além de US$ 1,3 trilhão.

A isso se somou o fato de que para encorajar a recuperação teve que gerar mais despesas, entre elas o programa de estímulo econômico de US$ 785 bilhões.

"Não podemos nos dar o luxo de perpetuar um sistema em Washington no qual os políticos e os burocratas tomam decisões a portas fechadas sem se responsabilizarem pelas consequências e no qual se desperdiçam bilhões em programas que deixaram de ser úteis", afirmou o presidente.

Obama disse ser necessário "recuperar a confiança do povo em seu governo, que está de seu lado e que gasta o dinheiro de maneira sensata".



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet