Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Economia

Brasil tem margem para encarar crise, diz Nobel de Economia

O prêmio Nobel da Economia Joseph Stiglitz afirmou nesta sexta-feira, em Estoril, na região de Lisboa, que o Brasil tem margem para enfrentar a crise mundial.


Para ele, "a recuperação econômica do Brasil vai depender em alguma medida da recuperação das exportações, mas é uma economia muito grande, que tem outras bases para crescimento econômico".

"A outra vantagem que tem o Brasil, curiosamente, é que o banco central [brasileiro] foi sempre, pensava eu, demasiado restritivo na política monetária. Esta é uma das vantagens de ter taxas de juro altas, é que agora podem baixá-las", explicou o professor norte-americano.

Stiglitz frisou que "o Brasil tem agora espaço de manobra para a sua política monetária", algo que os Estados Unidos e a Europa já não dispõem.

"O Brasil teve melhores reguladores, isso é verdade. Armínio Fraga [ex-presidente do Banco Central do Brasil] foi meu aluno e muitas vezes eu disse quem nos dera ter [nos Estados Unidos] um presidente de banco central tão bom como o Armínio Fraga", disse Stiglitz.

O economista Arminio Fraga Neto, a quem Stiglitz se referiu, assumiu no mês passado a o Conselho de Administração da BM&FBovespa, em substituição a Gilberto Mifano, que encerra seu mandato iniciado em maio de 2008.

O prêmio Nobel da Economia, que falava à margem das Conferências do Estoril, afirmou que Fraga "compreende de economia, política monetária, macroeconomia".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet