Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Economia

Mudanças anunciadas para a poupança desmascaram tese da oposição, diz Berzoini

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse hoje (13) que as mudanças anunciadas pelo governo na caderneta de poupança desmascaram a tese de setores da oposição de que o governo faria alterações que afetariam todos os poupadores.


“Desmascaramos mais uma vez setores da oposição. Politicamente, está claro para todos que houve uma disputa política falsa, foram divulgadas mentiras sobre a posição do governo, e agora, com a explicitação da posição, a tranquilidade fica restabelecida”, afirmou Berzoini, após participar da reunião do Conselho Político, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele ressaltou que os pequenos poupadores, com depósitos de até R$ 50 mil, podem ficar seguros de que não haverá mudanças.

O PPS veiculou recentemente propaganda no rádio e na televisão afirmando que o governo Lula pretendia fazer alterações na caderneta de poupança, a exemplo do que fez o ex-presidente Fernando Collor. Durante seu governo, Collor confiscou as aplicações da caderneta de poupança.

O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse que, durante a reunião do Conselho Político, o presidente Lula sugeriu que o governo também use os meios de comunicação, mas para dar explicações sobre as mudanças e, assim, tranqüilizar a população.

Tanto José Múcio quanto Berzoini destacaram que as alterações na caderneta ocorrem para evitar que a aplicação se transforme em um instrumento de especulação de grandes investidores. “Temos que fazer com que o grande aplicador aplique no que gere emprego”, disse Múcio. Segundo ele, 99% das aplicações em poupança são de investimentos com menos de R$ 50 mil.

O líder do governo do Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), informou, ao final da reunião, que foram discutidos principalmente temas econômicos. De acordo com Jucá, não entraram em discussão as demissões na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), nem assuntos relacionados à Petrobras, que fez alterações no regime de pagamento de impostos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet