Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Economia

Lobão confirma aumento para 4% do biodiesel no diesel em julho

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou hoje que a partir de julho o governo permitirá a adição de 4% de biodiesel no diesel. Atualmente, essa mistura é de 3% e, para o próximo ano, a previsão é de que esse porcentual suba para 5%. Ele disse que para evitar impacto inflacionário e aumento do preço do diesel, o Ministério da Fazenda vai extinguir o PIS e a Cofins que é cobrada sobre o biodiesel. Isso será feito, segundo o ministro, por meio de uma emenda a uma medida provisória que já está tramitando no Congresso Nacional. Segundo Lobão, o programa do biodiesel está dando certo e a previsão é de geração de 100 mil empregos.

O ministro disse ainda que o governo está estudando a criação de uma fábrica de biodiesel a partir do dendê no Estado do Pará. Segundo ele, o dendê produz 10 vezes mais biodiesel que a soja, hoje responsável por 80% do volume produzido no País. "Temos que estimular a produção do dendê, disse o ministro após reunião no Centro Cultural Banco do Brasil com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lobão disse que nesse encontro não foi tratada a possibilidade de se reduzir o preço do diesel reivindicado no mês passado pelos caminhoneiros. Ele disse também que ainda não foi marcada a reunião da comissão interministerial que estuda uma proposta de regras para a exploração de petróleo na camada do pré-sal. Segundo ele, a convocação da reunião depende da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet