Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Economia

Esso e Shell estão de volta a Mato Grosso

O segmento de fornecimento e distribuição de combustíveis, um dos principais do Estado, ganhará reforço neste segundo semestre de 2009. Em reunião com o secretário de Fazenda, Eder Moraes, representantes da Esso anunciaram o regresso ao mercado mato-grossense com uma nova estrutura. A empresa irá utilizar a Ferronorte como porta de entrada de derivados do petróleo e saída de etanol de Mato Grosso e parte do goiano. A Esso já adquiriu um terminal no município de Alto Taquari onde irá construir tanques com capacidade para receber 20 milhões de litros.


Outra fornecedora e distribuidora de combustíveis a anunciar o retorno a Mato Grosso foi a Shell. A empresa já está com um contrato assinado com uma rede de postos e deve aumentar ainda mais a concorrência no segmento. “A volta de grandes empresas no segmento de distribuição de combustíveis reflete o bom ambiente de negócios criado em Mato Grosso, além de ampliar a concorrência, o que sempre tem como reflexo um menor preço final repassado ao consumidor final”, enfatiza Eder Moraes.

Com a reativação do terminal de combustíveis pela Esso, os produtores de etanol mato-grossense ganham uma nova opção para o escoamento de sua produção com um valor menor no frete até a região sudeste do país. A Esso cobrará pelo transbordo do combustível em seu terminal, mas trata-se de uma nova frente de atuação da empresa que terminará auxiliando na logística da produção de etanol do Estado. Na mão dupla da ferrovia, enquanto Mato Grosso enviará etanol, a Esso trará combustíveis fósseis, principalmente óleo diesel e gasolina.

Para a instalação do empreendimento, o gerente de Desenvolvimento de Negócios da empresa, Nilton Gabardo, detalha que está sendo confeccionado um protocolo de convênio com o Estado de Goiás. O documento pretende ajustar a tributação de parte do etanol produzido em território goiano que também passará a utilizar o terminal de Alto Taquari para chegar ao mercado paulista.

O executivo explica que a Esso foi comprada recentemente pelo Grupo Cosan de investidores brasileiros. O retorno ao mercado mato-grossense faz parte da nova política de expansão da empresa. “Acreditamos que podemos contribuir com aproximadamente 15% no segmento de combustíveis do Estado. As margens de receita estão boas e podemos concorrer com preços atraentes neste mercado”.

A reunião entre a Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT) e a Esso aconteceu na segunda-feira (15.06), quando a empresa buscou orientação de quais os procedimentos deviria seguir para retornar ao mercado do Estado e já reativar a sua Inscrição Estadual. A Esso deixou de operar em Mato Grosso no ano de 2001.

CONVÊNIO

A Secretaria de Fazenda assinou durante a reunião de segunda-feira (15.06) um termo de cooperação que permite a troca de informações fiscais com o município de Alto Taquari. A medida agiliza e facilita o controle de mercadorias que utilizam a Ferronorte como rota de saída e entrada no Estado, seguindo com a política de interiorização do atendimento ao contribuinte. O município, que faz divisa com Goiás e Mato Grosso do Sul, vive a expectativa da conclusão da pavimentação de 60 quilômetros, já no lado sul mato-grossense, que encurtará 200 quilômetros a viagem rodoviária até São Paulo, hoje praticada por estradas goianas.

“A Sefaz está descentralizando suas ações em parceria com os municípios. É de interesse de cada cidade acompanhar a contribuição na formação da receita estadual e federal, já que estes números influenciam diretamente no repasse que as administrações recebem”, explica o secretário de Fazenda, Eder Moraes. O convênio prevê entre suas medidas a instalação de uma equipe de Fiscalização Volante, que atuará na averiguação de cargas fora do Posto Fiscal Cabeceira Alta.

Para o prefeito de Alto Taquari, Maurício Joel de Sá, o município deve rapidamente se transformar em pólo determinante na fiscalização de mercadorias em Mato Grosso. “Nós já recebemos a informação que a rodovia em Mato Grosso do Sul será asfaltada ainda este ano. Com esta obra, o volume de caminhões que optarão em atravessar Alto Taquari irá crescer muito, gerando mais oportunidades para a população”, finaliza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet