Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Economia

Lucro do Carrefour cai 44,8% em 2008 a US$ 1,6 bi

A varejista francesa Carrefour obteve lucro líquido de 1,27 bilhão de euros (US$ 1,6 bilhão) em 2008, valor 44,8% menor que o lucro obtido em 2007, principalmente por causa de encargos relacionados a ajustes contábeis e de uma provisão de 126 milhões de euros para impostos. O grupo, no entanto, afirmou que este ano vai se concentrar em economias de custo de 500 milhões de euros e na geração de crescimento orgânico (ou seja, crescer sem considerar aquisições). 


A maior varejista da Europa e segunda maior do mundo planeja limitar seus investimentos em 2,5 bilhões de euros em 2009. O Carrefour pretende abrir novas lojas, principalmente em países da América Latina e da Ásia, e fazer promoções para melhorar sua imagem na França, informou seu diretor-financeiro, Eric Reiss.

No ano passado o lucro operacional da varejista ficou em linha com as previsões, subindo 0,3%, para 3,3 bilhões de euros, mas foi atingido pela queda da demanda no último trimestre de 2008 e pela desacelaração da inflação dos preços dos alimentos no segundo semestre do ano passado. O lucro operacional na França, que contribui com cerca de metade do total, caiu 3%, para 1,5 bilhão de euros. Na América Latina, no entanto, cresceu 31%, para 395 milhões de euros.

Em janeiro, o Carrefour anunciou que as vendas no quarto trimestre de 2008 haviam subido 0,7%, para 25,74 bilhões de euros, e alertou que as condições do mercado não deveriam melhorar no primeiro trimestre deste ano. As informações são da Dow Jones.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet