Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Economia

Em dia de anúncio sobre pré-sal, Petrobras puxa queda de 2% na Bovespa

O pregão de fechamento de mês na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) foi marcado pelo anúnico das regras do pré-sal e também pelo mau humor das bolsas internacionais, influenciadas pela forte desvalorização dos mercados acionários chineses no dia.


A ação ON da petrolífera foi a mais desvalorizada no dia, ainda que o governo tenha definido nesta segunda-feira (31) que a companhia terá exclusividade na operação dos poços do pré-sal, reservas em águas ultraprofundas que têm entre 9 bilhões e 14 bilhões de barris de óleo.

No fim da manhã, a estatal brasileira divulgou fato relevante informando que as novas regras lhe garantem também uma participação mínima de 30% em cada área explorada. Entretanto, a definição das regras ainda depende de aprovação do Congresso Nacional.

Com isso, o índice Ibovespa, referência para o mercado nacional, teve queda de 2,1% no dia, fechando aos 56.488 pontos. No acumulado do mês de agosto, porém, o indicador contabilizou valorização de 3,15%.

Entre as ações mais negociadas da Bovespa, a Petrobras ON caiu 4,5% no dia (o papel PN também sofreu, com desvalorização de 3,6%), mas outras ações importantes ligadas a commodities também sofreram: a Vale ON, por exemplo, teve desvalorização de 4%, enquanto a Usiminas perdeu 3,6%. No setor de construção, a Gafisa ON teve fortes perdas, de 4,3%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet