Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Economia

Setor de telefonia concentra mais da metade de reclamações sobre call centers

Com um ano da chamada Lei do SAC que endureceu as regras para atendimento dos call centers de Serviços de Atendimento ao Consumidor os consumidores continuam com queixas em relação ao serviço prestado pelas empresas, em especial sobre empresas de telefonia.


O balanço do primeiro aniversário da lei, apresentado hoje pelo Ministério da Justiça, mostra que houve 13 mil reclamações recebidas. Destes, 53,81% foram causadas pelas empresas de telefonia --29,6% são referentes à telefonia celular e 24,21% à telefonia fixa.

Os dados do balanço vêm do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que reuniu informações dos Procons de 23 Estados mais o do Distrito Federal no período de 1º de dezembro de 2008 a 30 de novembro de 2009. Informações de São Paulo estão incluídas no balanço.

Dentro das empresas de telefonia móvel, a Claro foi a campeã de queixas, com 1,2 mil (30,6% das queixas do setor). A Oi/Brasil Telecom vem em segundo lugar no segmento de celular e ainda liderou o ranking do setor de telefonia fixa --concentrou 69% das reclamações.

Depois dos serviços de telefonia, o setor financeiro foi o segmento que mais recebeu reclamação sobre o SAC. Empresas de cartão de crédito tiveram 20% das queixas, e bancos comerciais acumularam 9,3% das reclamações. Itaú/Unibanco teve 29,34% das reclamações do setor de cartão de crédito, liderando a lista. No segmento de bancos comerciais, o Banco do Brasil ficou com 24,6% das queixas, um total de 298 reclamações.

Os clientes avaliam cinco elementos de um bom atendimento: acesso aos serviços, qualidade do atendimento, acompanhamento de demandas, resolução dos problemas e cancelamento de serviço. Reclamações sobre acesso ao serviço --como problemas no menu, indisponibilidade ou inacessibilidade a deficientes-- somaram 33,5% das queixas. Em segundo lugar, os clientes reclamaram da dificuldade em cancelamento de serviço, com 32,3% das queixas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet