Olhar Direto

Sábado, 28 de setembro de 2024

Notícias | Economia

Produção global de aço avança em janeiro

A produção global de aço cresceu 25,5% em janeiro contra igual mês do ano passado e subiu 1,8% ante dezembro, à medida que siderúrgicas continuam recuperando suas capacidades com a aposta na retomada econômica.


A produção em janeiro totalizou 108,9 milhões de toneladas, contra 86,8 milhões de toneladas um ano antes e 107 milhões de toneladas no último mês de 2009, segundo dados da WSA (Associação Mundial do Aço, na sigla em inglês) divulgados nesta segunda-feira.

A produção de aço bruto na China, maior país produtor e consumidor do mundo, avançou 18,2% na comparação anual, para 48,7 milhões de toneladas em janeiro, disse a associação, cujos membros representam 85% da produção global do insumo.

Em relação ao mês de dezembro, a produção chinesa foi 0,2% maior em janeiro.

No Japão e na Rússia, segundo e terceiro maiores produtores mundiais, a produção em janeiro aumentou 36,8% e 33% por cento contra um ano atrás, respectivamente.

"(As usinas siderúrgicas) estão tentando produzir o máximo possível, já que a partir de abril os preços de matérias-primas irão subir", disse o analista Colin Hamilton, do Macquarie.

As gigantes de minério de ferro BHP Billiton, Rio Tinto e Vale estão em negociações com siderúrgicas asiáticas sobre o próximo preço anual de referência do metal.

Há a expectativa de que as mineradoras tentem aplicar um reajuste de cerca de 40% no preço do minério de ferro para garantir o suprimento do insumo em bases regulares. O valor do minério no mercado à vista mais do que dobrou nos últimos 12 meses.

Segundo a WSA, a produção de aço nos Estados Unidos, quarto maior produtor mundial, avançou 48,8% em janeiro contra um ano antes, para 6,1 milhões de toneladas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet