Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Cidades

SINTEP X PREFEITURA

Greve dos professores que já dura 60 dias pode terminar na segunda-feira

A greve dos professores da rede municipal de ensino em Cláudia (580 km de Cuiabá), que na segunda-feira (17) completará 60 dias, poderá terminar a qualquer momento, ou no mais tardar na segunda, caso o prefeito Vilmar Giachini (PMDB) assine um termo de compromisso com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT).


O termo foi “costurado” pela secretária de Estado de Educação, Rosa Neide, na última terça-feira (11), em reunião entre o prefeito, lideranças do Sintep e da Seduc. O secretário de Educação de Cláudia, Edson Moreira, disse neste sábado, ao Olhar Direto, que a greve pode mesmo chegar ao fim. “O acordo deve ser assinado até segunda-feira”.

Já o presidente da subsede do Sintep no município, professor Edson Sauthier, relatou à reportagem que o fim da greve só depende do prefeito, mas caso não haja entendimento, os professores vão buscar mais apoio na capital. “Vilmar se comprometeu a assinar esse termo e estamos aguardando entre hoje e amanhã. Assim que assinar, a greve chega ao fim. Porém, caso não assine, nós vamos a Cuiabá com cerca de 100 professores para audiências na Seduc, com o governador e deputados”.

De acordo com o representante do Sintep, o termo possibilita a abertura de diálogo em para realização de estudo de atendimento da demanda educacional no município, para em 30 dias, a partir da assinatura das partes, promover a implantação do maior piso salarial possível para a categoria.

O acordo a ser assinado também prevê a suspensão imediata da retenção do pagamento dos salários de abril; suspensão junto aos servidores dos processos de retaliação, quais sejam, demissão dos contratados temporariamente e abertura de processo administrativo dos efetivos em função do movimento grevista.

Também está previsto um estudo a ser feito por técnicos da Seduc no município, junto com representantes da prefeitura e do Sintep, para levantar a possibilidade de aumento salarial conforme querem os professores, que é a implantação do piso salarial nacional, ano base 2009, de R$ 1.132.

O presidente do Sintep também informou a Olhar Direto que, caso o levantamento aponte que a demanda na área educacional de Cláudia esteja além das possibilidades financeiras da prefeitura, conforme aponta o prefeito, há a possibilidade de município e Estado, junto com o Sintep, reivindicarem maior aporte financeiro da União, via Fundeb.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet