Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias

Unemat de Juara pede mais estrutura e mais cursos

Na noite desta sexta-feira (03.09), o candidato a governador de Mato Grosso pelo PSB, Mauro Mendes, participou de um debate com mais de 150 acadêmicos da Unemat de Juara. Durante o encontro, os universitários sabatinaram o candidato sobre política tributária, corrupção, expansão da Unemat, industrialização, e outros assuntos contidos no plano de governo de Mauro Mendes.


Seguindo a postura franca, Mauro disse aos estudantes que não vai ampliar a Unemat enquanto não reestruturar os 11 campi existentes em todo o estado. "Vou primar por uma instituição de qualidade. A Unemat precisa ter condições de ensino, de decência e dignidade", disse Mauro.

Segundo o candidato, a falta de estrutura nos campi da Unemat é tamanha que estudantes fazem uma força tarefa para alcançar o mínimo de condição de ensino. "Em Nova Xavantina, por exemplo, os alunos tiveram que juntar dinheiro pra comprar um trator para a aula de campo".

A falta de dinheiro para reestruturar a Unemat, disse Mauro, demonstra falta de administração por parte do governo. "Há denúncias de escândalos envolvendo o dinheiro da Unemat. O dinheiro desviado e o orçamento apertado é o mesmo que falta para fazer a reestruturação na Unemat".

A impunidade é, segundo Mauro, o principal problema na corrupção. "É um absurdo, hoje, por exemplo, ninguém sabe onde foram parar os R$ 44 milhões desviados por superfaturamento no programa Mato Grosso 100% equipado. Até agora nada foi feito, ninguém foi punido", pontuou Mauro.

"Alguém tem que ter coragem de fazer uma história diferente e me proponho a fazer isso". Para Mauro, o governo deve ser o indutor do desenvolvimento. "O governante tem que ter percepção para distribuir o desenvolvimento por todo o estado".

Hoje, ressalta Mauro, se por um lado o estado possui ilhas de prosperidades, por outro sobram áreas improdutivas. "Para que o desenvolvimento seja igualitário é necessário desenvolver uma política tributária diferenciada".

Para o acadêmico do curso de Pedagogia, Silvio José Oliveira, com a visão empreendedora de Mauro Mendes o crescimento será estimulado. "Precisamos de alguém que saiba gerar emprego e renda, principalmente na nossa região que vive do setor madeireiro e da pecuária".

O estudante destacou o projeto de Mauro Mendes de criar 200 mil empregos nos próximos quatro anos, tendo como mote principal a industrialização. "Não conhecia o Mauro e até criticava, mas com a oportunidade de conversar olho no olho, ele mostra que é preparado", disse Silvio.

UNEMAT - O campus da Unemat de Juara, assim como os do restante do estado, está em situação precária. O campus oferece apenas o curso de Pedagogia e foi instalado graças a uma parceria com a prefeitura e sociedade civil, em 2004, mas até hoje aguarda novos recursos e estruturação. Todos os professores são contratados sem concurso e a população de Juara clama por novos cursos.

"Há a necessidade de ampliação, estruturação e melhoria do espaço físico da Unemat. Com a dotação de hoje não temos recursos para essa manutenção", disse a professora Cleuza Regina Borba. Ela acrescentou que a sabatina está sendo feita com todos os candidatos, para que os estudantes possam conhecer as propostas na área de ensino superior.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet