Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Programa comprova benefício do café com leite para estudantes

Dizem que uma xícara pequena de café, pela manhã, é o suficiente para deixar o cérebro alerta. Estudos científicos comprovam os benefícios do café para o aumento da capacidade intelectual e a atenção. Prova concreta disso são os resultados obtidos pelo programa “Café na Merenda, Saúde na Escola”, criado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e desenvolvido pela multinacional japonesa Mitsui Alimentos, por meio da marca Café Brasileiro. O programa foi criado pela ABIC em 2006 e tem como alguns de seus principais objetivos divulgar as vantagens da bebida à atividade intelectual e desenvolver pesquisa científica relacionando o consumo de café com leite e a melhoria do aprendizado escolar.


A Escola Municipal Jorge Amado, localizada em Araçariguama (SP), teve o programa implantado em junho de 2008 pela Mitsui Alimentos e já aponta resultados positivos. São 250 estudantes, distribuídos nos períodos da manhã e da tarde, que recebem, três vezes por semana, café com leite como complemento da merenda. Na época de implantação, a nota da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) era de 3.5. A meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria Municipal de Educação para o ano de 2009 era de 3.7. No entanto, graças às melhorias no quadro de ensino e ao programa implantado, a escola superou as expectativas e atingiu a nota de 5.4, enquanto as demais escolas da região alcançaram a média de 4.7.

A segunda cidade escolhida pela Mitsui Alimentos para desenvolver o programa, em parceria com a ABIC, foi Cuiabá (MT), com a Escola Municipal Francisco Pedroso da Silva. A escola localiza-se próximo ao parque industrial da empresa-líder da região Centro-Oeste com a marca Café Brasileiro. O “Café na Merenda, Saúde na Escola” foi implantado em abril de 2008 no local e já apresenta, bem como a escola de São Paulo, resultados significativos. Em 2007, um ano antes de ser contemplada com o programa, a escola apresentava uma média no IDEB de 4.1. Em 2009, os estudantes superaram a meta estabelecida pelo MEC e atingiram a nota de 4.5. Ao todo, 500 alunos recebem café com leite na merenda, três vezes por semana.

Para o diretor Comercial e Industrial da Mitsui Alimentos, Manoel Assis, a empresa tem um carinho muito especial pelo programa por contribuir com o rendimento escolar dos alunos. “A Mitsui oferece o café com o objetivo de melhorar o padrão nutricional dos estudantes, através de um alimento que estimula a memória e auxilia no rendimento escolar. Um programa que tem um gosto especial, por ser uma oportunidade de retribuir um pouco do que a comunidade nos dá”, disse o diretor.

O fornecimento do café com leite não tem custo nenhum para as escolas e os municípios. A Mitsui Alimentos é responsável pelo custo de todo o programa, desde a implantação até o fornecimento dos produtos”.

Avaliação – Para verificar os benefícios e resultados obtidos com a implantação do programa, é realizada uma avaliação científica, simultaneamente ao início do “Café na Merenda” na escola. Esta avaliação aborda o consumo de café com leite, a melhoria do aprendizado escolar das crianças atendidas e o grau de humor entre os estudantes. Quando o programa chega ao fim, esta mesma avaliação é refeita e realiza-se uma comparação entre os dois resultados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet