Olhar Direto

Sábado, 17 de agosto de 2024

Notícias | Educação

Representantes discutem formato de consórcio de universidades em MG

Representantes das universidades federais de Minas que planejam criar um consórcio estão reunidos nesta quinta-feira na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata de MG. De acordo com a assessoria de imprensa da UFJF, foram criadas seis comissões temáticas: assistência estudantil, extensão e cultura, graduação, pesquisa, planejamento de gestão e pós-graduação. Há ainda um núcleo de coordenação geral.


As comissões discutem nesta quinta propostas que serão apresentadas na sexta-feira (24), em reunião conjunta. A assessoria da Federal de Juiz de Fora destaca pautas que estão sendo discutidas pelas comissões: o grupo de assistência estudantil estuda caminhos para custear movimentação do aluno; já a comissão de extensão e cultura planeja um corredor cultural entra as universidades – uma forma para que as instituições se apresentem às comunidades acadêmicas.

A criação de um instituto de estudos avançados incomum é discutida pela comissão de pesquisa. Já os responsáveis pelos projetos de graduação estudam a criação uma matricula incomum para o estudante, onde ele poderá se movimentar entre todas as universidades do consórcio. A criação de um curso integrado também é discutida. A comissão de planejamento e gestão vai apresentar ideias para a movimentação de professores e técnicos entre as instituições.

Participam do projeto de criação do consórcio as universidades: de Alfenas (Unifal), de Itajubá (Unifei), de Lavras (Ufla), de Ouro Preto (Ufop), de São João Del-Rei (UFSJ), de Viçosa (UFV) e a UFJF, de Juiz de Fora. O reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Claudio Costa, é o coordenador geral do consórcio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet