Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Alunas envolvidas em briga prometem melhorar comportamento

Duas das alunas envolvidas em brigas que provocaram ferimentos em outra estudante da Escola Estadual Adhemar Bolina, em Biritiba Mirim, na Grande São Paulo, se comprometeram a melhorar o comportamento em reunião que envolveu pais, alunos, professores e funcionários da escola na manhã desta quinta-feira (28). Na semana passada, uma menina de 14 anos teve escoriações no braço e ferimento na orelha após uma briga na escola.


“As mães e os pais prometeram que as meninas vão parar com as brigas, vamos dar uma chance, porque o intuito da escola é ensinar, é crescer os alunos. E não é isso tudo também que estão falando. Mas eu e outras mães nos comprometemos [a não ter outras brigas]”, disse a mãe de uma das jovens envolvidas na confusão. As adolescentes, que também participaram da reunião, confirmaram o comprometimento em evitar novas brigas a agressões.


saiba mais

'Fui chamada de prostituta', diz garota agredida em escola em SP Secretaria da Educação intervém em caso de alunas que brigaram em SP Apesar disso, a reunião que durou cerca de duas horas terminou sem uma decisão concreta para acabar com o problema. “Daqui alguns dias vai sair outra reunião para ver o que vai ser feito. Por enquanto, a gente não tem resposta ainda”, disse o pai da adolescente que foi agredida, um motorista de 47 anos que prefere não ser identificado. Segundo ele, as famílias foram orientadas a não passar muitas informações à imprensa.

Antes da reunião, ele comentou sobre a angústia de ter sua filha agredida. “É difícil a gente mandar uma criança para escola e ficar naquela preocupação: será que ela vai voltar inteira? Não só a gente, como mais pais por aí.”

De acordo com o motorista, o encontro transcorreu de maneira tranquila e a próxima reunião com os pais deve acontecer em 30 dias.

De acordo com outro pai de aluna que participou da reunião – por ser integrante do conselho de pais – também foi definido que o conselho se reunirá mensalmente para acompanhar a situação. “Vai ter reunião do conselho novamente, para que venha a melhorar o acompanhamento dos pais na escola dos filhos, para que não venha a ocorrer novamente esse tipo de problema”, disse Fernando Pinto.

Na quarta-feira (27), a Secretaria de Estado da Educação informou que a Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes solicitou que dois professores mediadores comecem a trabalhar na escola para evitar novos conflitos. Quatro alunas envolvidas nas agressões foram suspensas.

Confusão

A confusão teve início na última sexta-feira (22) em sala de aula. Segundo a vítima, uma menina a ofendeu, chamando-a de "prostituta". Já no pátio, ela disse ter sido atacada por quatro garotas. O laudo do Instituto Médico-Legal (IML) apontou escoriações na região frontal, no antebraço e um ferimento na orelha da garota.

A aluna da 8ª série que se disse alvo de chacotas disse que é vítima de bullying desde o início do ano letivo e fez um boletim de ocorrência depois de apanhar das colegas de classe. As suspeitas, no entanto, negaram ter provocado a confusão. Uma delas disse ter entrado apenas para separar a briga.

“Já me envolvi em confusão, mas dessa vez, não. Fui só separar a briga. Não foi muito, mas apanhei [na sexta-feira]”, afirmou.

A mãe da adolescente de 15 anos negou que a filha provoque confusões no colégio. “Ela até chorou de desgosto quando soube que estavam falando que ela tinha provocado a confusão”, afirmou a dona de casa. Para ela, a filha tem recebido um tratamento discriminatório na escola. “Ela já foi agredida. Fui reclamar na escola e ninguém fez nada”, disse.

A garota, porém, disse que não consegue se controlar quando é provocada. “Sabem que eu não aguento provocação. Sou esquentada”, disse ela que teve vários boletins de ocorrência registrados em 2010. Em maio, foram duas brigas com uma outra menina, o que a levou ao fórum. “Levamos um sermão. Para mim, resolveu. Para ela parece que não”, disse a garota de 15 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet