Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Primeira fase do vestibular da UFRJ tem 36% de abstenção

O reitor da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), Aluízio Teixeira, considerou "razoável" o índice de 36% de abstenção na primeira prova do vestibular da instituição para 2011. Ou seja, dos 92 mil inscritos, 33 mil faltaram às provas neste primeiro dia.


Segundo o reitor, isso se deve principalmente ao fato de, pela primeira vez, a UFRJ não ter cobrado taxa de inscrição dos candidatos. “O número de inscritos foi muito alto e, por conta da gratuidade da taxa, imaginávamos um número de faltosos maior. O índice de abstenção ficou abaixo da nossa expectativa", disse Teixeira.

No último vestibular, segundo o reitor, a taxa de inscrição também não foi cobrada, mas houve limitação no número de candidatos, de no máximo quatro candidatos para cada vaga.

Ele destacou ainda que 60% das vagas oferecidas são destinadas ao Sisu e que um terço dessas vagas, ou seja, 20% delas fazem parte da ação afirmativa da universidade que beneficia alunos de escolas públicas estaduais. Teixeira disse que, apesar dos problemas nas provas deste ano, a intenção da UFRJ é ampliar a utilização do Enem.

"O Enem é um passo à frente muito importante para a democratização do acesso ao ensino superior. Atualmente somente 13% dos estudantes entram na universidade. Com este índice, o país não tem futuro", disse o reitor.

"Não acredito em repetição das provas do Enem, não acredito em atrasos, os problemas serão todos resolvidos. A pior coisa, o que seria uma desumanidade seria obrigar quatro milhões de estudantes a refazer a prova", enfatizou Teixeira.

20 questões discursivas
Os primeiros candidatos a saírem da prova do vestibular da UFRJ, na Uerj, no Maracanã, consideraram a primeira prova do concurso fácil. Foi o caso do estudante Bernardo da Silva, um dos primeiros a deixar o campus, por volta das 10h30. De acordo com a coordenação, a prova teve início às 9h19 e os candidatos estariam liberados para deixar as sala uma hora depois.

saiba mais

Portões abrem com 15 minutos de atraso para vestibular da UFRJ Correria antes do fechamento dos portões no vestibular da UFRJ Candidatos começam a sair depois de uma hora de prova da UFRJ Foram muito poucos os que fizeram a prova no tempo mínimo de uma hora. A grande maioria dispensou muito mais tempo nas 20 questões discursivas desta primeira fase do vestibular da UFRJ.

Carolina Macedo, de 21 anos, que tenta uma vaga no curso de letras, só considerou fácil a redação, que teve como como tema a felicidade. Para ela as outras questões foram cansativas.

"Foram apenas 20 questões, mas como são todas discursivas, isso exige muito mais concentração e conhecimento do candidato", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet