Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Educação

história

UFMT completa quarenta anos neste sábado com noite de homenagens

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completou 40 anos nesta sexta-feira (10.12). Uma noite de homenagens a 190 pessoas, ex-reitores, professores, servidores e colaboradores que tiveram significativa importância na história da instituição, foi promovida no teatro universitário que até pareceu o túnel do tempo dessas quatro décadas de tanta história, memória e lembranças compartilhadas pelos homenageados e convidados.


Desde a criação da UFMT, em 10 de dezembro de 1970, o Governo do Estado faz parte desta história e nos últimos anos essa parceria cresceu ainda mais, segundo a reitora da Universidade, Maria Lúcia Cavalli Neder, que citou a doação do terreno para construção do campus 2 da UFMT para edificação da Faculdade de Medicina cuja obra está prevista para começar no início do ano que vem (2011).

A reitora lembrou que a instituição conta com a parceria do governo na formação profissional, nos estágios, na saúde com o hospital universitário, e em todas as áreas de formação da UFMT; na promoção do ensino, da pesquisa e extensão, também nos outros quatro campi (Rondonópolis/Pontal do Araguaia/Barra do Garças/Sinop) e nos 17 polos de ensino à distância que abrange todas as regiões de Mato Grosso.

A secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes Almeida, representando ainda o governador Silval Barbosa, argumentou que a Universidade Federal de Mato Grosso, nesses 40 anos, tem sido o alicerce da formação de todos os profissionais da Educação de Mato Grosso. “Em todos os campi da Universidade, todos os polos, projetos e convênios que foram feitos entre o Governo de Mato Grosso e a UFMT serviu para dar formação a todos os profissionais. Temos na Universidade uma grande aliada, ela licencia os nossos profissionais em todo o Estado”, disse concluindo que “a Universidade é a sustentação maior da formação dos nossos profissionais”.

A UFMT já formou quase 40 mil profissionais e atualmente oferece 98 cursos de graduação regulares (distribuídos nos períodos matutino, vespertino e noturno, e alguns em regime integral). Na pós-graduação tem 25 mestrados, quatro doutorados próprios, sete doutorados interinstitucionais (Dinter) e 70 cursos de especialização. Há dez anos a UFMT contava com apenas dois cursos de mestrado. Em 2009 foram concedidas 304 bolsas de mestrado e 19 de doutorado (Capes/CNPq/Fapemat/outras).

Ana Terezinha Leite, uma das homenageadas da noite, foi secretária do Centro de Humanidades - primeiro departamento da Universidade no ano de sua fundação. Na época, conforme contou a servidora aposentada há 20 anos, a instituição não tinha recursos e nem funcionários suficientes mesmo com apenas nove cursos na área de Educação, História, Letras e Artes. Além da Reitoria, a estrutura física dispunha de apenas dois blocos.

Para Ana Terezinha, a parceria do Governo do Estado tornou possível o avanço que a UFMT teve nesses 40 anos, “veja quantos cursos abriga hoje e o quanto cresceu”, acrescentou emocionada a ex-servidora que volta à Universidade pela primeira vez depois que se aposentou. O médico Gabriel Novis Neves, primeiro reitor da Universidade (1971-1982), também foi homenageado na noite.

“A UFMT é a maior usina de formação de gente; desenvolve a autoestima e promove o desenvolvimento social das pessoas” salientou o ex-reitor ao recordar as dificuldades com os recursos escassos para administrar a instituição e ainda, revelar que contaram inclusive com a orientação do arquiteto Oscar Niemeyer nas primeiras construções do campus de Cuiabá que agora leva o nome ‘Cidade Universitária Gabriel Novis Neves’.

As comemorações dos 40 anos prosseguem neste sábado e domingo (11 e 12.12) com a Virada Cultural e Virada Esportiva. Outras informações no site da UFMT: www.ufmt.br
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet